Para proporcionar às crianças com deficiência um espaço apropriado e preparado para o desenvolvimento de suas potencialidades, respeitando suas limitações e oferecendo os recursos necessários para sua inclusão social, educacional e familiar, os vereadores Prof.ª Silvana (MDB) e Rodrigo Matterazzi (Republicanos) apresentaram a Indicação 313/25 que solicita ao Poder Executivo a construção de um centro especializado para crianças e adolescentes com deficiência. 

Os vereadores defendem que esse tipo de estrutura facilita o desenvolvimento de habilidades motoras, cognitivas e sociais, contribuindo para uma melhor qualidade de vida. “Esse espaço deverá contar com profissionais de diversas áreas da saúde para que as crianças recebam o suporte necessário para superar as dificuldades e otimizar seu aprendizado, promovendo uma abordagem multidisciplinar”, destacaram.

Ainda na indicação, os autores pontuam que assim como diversas outras cidades, Sorriso enfrenta desafios no atendimento educacional e social das crianças e adolescentes com deficiência. “Por ser um público que frequentemente necessita de recursos específicos e acompanhamento especializado para seu desenvolvimento, a criação desse centro atenderá essa demanda de forma mais eficiente e estruturada”

A indicação – subscrita pelos vereadores Gringo do Barreiro (PL), Jane Delalibera (PL), Darci Gonçalves (MDB) e Emerson Farias (PL) – será enviada ao prefeito Alei Fernandes.