Por meio de indicação, os vereadores Marilda Savi (PSD), presidente da Câmara, Vergilio Dalsóquio (PPS) e Claudio Oliveira (PR) estão pedindo ao Poder Executivo a disponibilização de uma área de mil metros quadrados para a implantação do Centro Especializado em Reabilitação (CER) no distrito de Boa Esperança, bem como e a elaboração do projeto de construção da obra.
O CER é destinado ao atendimento de pacientes, em todas as faixas etárias, que precisam de tratamento em reabilitação, fisioterapia, diagnóstico, avaliação e orientação, dentro de uma estrutura adequada à sua condição física e mental.
De acordo com a propositura, o Ministério da Saúde disponibiliza R$ 2 milhões para o município construir e adquirir os equipamentos, além de um incentivo mensal no valor de R$ 140 mil para a manutenção do centro. O ministério também poderá destinar ao CER em funcionamento efetivo, veículos adaptados para o transporte sanitário, mediante doação, conforme projeto apresentado e aprovado pela Área Técnica de Saúde da Pessoa com Deficiência.
Na opinião da vereadora, a unidade de reabilitação vai ao encontro dos anseios dos moradores do distrito, que hoje precisam percorrer 140 km até a sede do município para receber esse tipo de tratamento. “A implantação desse centro estaria facilitando não só a locomoção e a recuperação dos pacientes, mas também gerando economia aos cofres públicos, já que diminuiria os gastos em transporte e alimentação dos usuários e seus acompanhantes”, destacou.
A indicação foi apresentada na sessão de segunda (05.08) e encaminhada ao prefeito Dilceu Rossato e ao secretário municipal de Saúde, Marciano José Cé.