A pedido das mães durante a Semana Municipal de Conscientização do Autismo, a vereadora Professora Silvana - PTB que participou ativamente da programação apresentou a Indicação 248/2019 para que a Rede Municipal de Ensino que atende cerca de 221 alunos com necessidades especiais comprovadas com laudo médico crie o cargo de “monitor/auxiliar de crianças especiais” no lotacionograma do Município de Sorriso.

Também assinam a indicação os vereadores Professora Silvana – PTB, Bruno Delgado – PMB, Claudio Oliveira – PR, Professora Marisa – PTB, Fábio Gavasso – PSB e Mauricio Gomes – PSB.

O trabalho do monitor/auxiliar é acompanhar o aluno diariamente, contribuindo na compreensão de suas características e eliminando barreiras que o impedem de se inserir na vida escolar. Assim, ele complementa o trabalho do educador responsável pela turma e o do AEE.

Ao se criar o cargo de Monitor/Auxiliar, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura poderá oferecer formação continuada a esse servidor, pois a política de inclusão de alunos que apresentam necessidades educacionais especiais na rede regular de ensino não consiste apenas na permanência física desses alunos junto aos demais educandos, mas representa desenvolver o potencial dessas crianças, respeitando suas diferenças e atendendo suas necessidades, e a falta de capacitação pode influenciar diretamente na vida escolar desse aluno.

“Essa função é realizada pelos estagiários que tem o tempo de estágio remunerado por dois anos. Porém como estamos falando sobre criança com necessidades especiais esse curto período de vivência com o seu monitor pode prejudicar o seu desenvolvimento principalmente no caso dos alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), sendo que Rede Municipal de Ensino são 45 (quarenta e cinco) crianças diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista”. Frisou Professora Silvana.