Os vereadores Marlon Zanella e Dirceu Zanatta, ambos do MDB, e a bancada da situação são autores da indicação que aponta ao Poder Executivo a necessidade de implantação de coleta seletiva de lixo no município de Sorriso.

Nesse sistema, os resíduos são separados de acordo com sua origem, podendo ser orgânicos ou materiais recicláveis que são separados em: papéis, plásticos, metais, vidros etc.

Conforme o vereador Marlon, como ainda não é feita a coleta seletiva, o Município encaminha praticamente todos os resíduos para um aterro sanitário terceirizado, ficando um pequeno percentual para a Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis. “Não se trata de um processo complicado, já que consiste na separação do lixo seco e orgânico descartado pela população e pelas empresas. Com a coleta, todo esse material poderá ser reaproveitado pela associação que já realiza os trabalhos de reciclagem no munícipio”, explica.

Marlon sugere que no início seja implantado um projeto piloto em algum bairro, distrito ou região da cidade para a partir daí ampliar a coleta seletiva. “A coleta poderia ser feita em dias alternados. Um dia se recolhe o material reciclável e, em outro, o orgânico”.

A matéria leva ainda em consideração a importância da coleta seletiva para a sociedade – gera receitas financeiras – e  para o desenvolvimento sustentável do nosso planeta, uma vez que diminui a poluição dos solos e dos rios.

A indicação foi encaminhada ao prefeito Ari Lafin e às secretarias competentes.

Fonte: Ângela Gimenez