Os vereadores Marlon Zanella (PMDB), Claudio Oliveira (PR) e a presidente da Câmara de Sorriso, Marilda Savi (PSD) participaram ontem (14.08), em Cuiabá, de uma reunião com o secretário de Transporte e Pavimentação Urbana (Setpu), Cinésio de Oliveira para tratar sobre a construção da nova ponte sobre o Rio Teles Pires, que ligará o município de Santa Rita do Trivelato ao distrito de Boa Esperança, através da Rodovia MT-140.

Estiveram presentes também o prefeito de Santa Rita do Trivelato, Hugo Garcia, a subprefeita de Boa Esperança, Carmem dos Santos e o servidor da subprefeitura, Marcos Pereira, além do presidente da Associação dos Beneficiários da Rodovia MT-140, Norival Rico Filho e o gerente de Obras de Artes Especiais da Setpu, o engenheiro civil José Gonçalo da Costa (Sanduca).

Conforme o vereador Marlon Zanella, o primeiro local escolhido para a construção da nova ponte está dentro da APA do Salto Magessi, o que poderia trazer algum empecilho no licenciamento ambiental. Em decorrência disso, a Setpu havia priorizado a duplicação da ponte existente, desistido da construção de uma nova.

“Foi uma reunião muito produtiva. Conseguimos sensibilizar o secretário da necessidade de construção da nova ponte, que encurtará o percurso em torno de 22 km. Além de esta nova rodovia ser de fundamental importância para a região, estima-se que a economia no transporte de grãos seja de aproximadamente R$ 4,00 por saca e que receberá em poucos anos um fluxo de 2 a 4 mil carretas dia”, disse Zanella.

Segundo o vereador, após consulta à Sema pelo presidente da Associação dos Beneficiários da Rodovia MT-140, para evitar futuros problemas, o local da nova ponte foi alterado para alguns quilômetros acima do rio Teles Pires, saindo fora da APA do Salto Magessi e portanto, não havendo mais impedimento ambiental aparente.

“Foi pactuado que a associação providenciará o licenciamento ambiental e o projeto básico da nova ponte e a Setpu fará o projeto executivo. Agora corremos contra o tempo para que, após essas alterações, esta ponte continue inserida no Programa de Pontes Definitivas do Governo do Estado e consiga ser licitada em breve”, finalizou.