Por meio do Requerimento 181/2018 os vereadores Marlon Zanella (MDB), Acácio Ambrosini (PSC), Dirceu Zanatta (MDB), Toco Baggio (PSDB) e Nereu Bresolin (DEM) estão solicitando ao governo do Estado convênio com a Prefeitura de Sorriso, Fórum e entidades para utilização de mão de obra não remunerada voluntária dos reeducandos do Centro de Ressocialização de Sorriso após determinação judicial.
Segundo eles, a intenção é empregar os detentos na realização atividades como reciclagens, pequenas reformas de prédios públicos municipais e limpeza das ruas e pátios públicos. Como benefício, os reeducandos terão reduzido 1 dia de pena a cada 3 dias de trabalho, de acordo com a Lei Federal nº 12.433/11. “Como a demanda por esses serviços públicos é crescente, o trabalho dos apenados se torna de grande valia”, explica o vereador Marlon, acrescentando que diversos municípios já aderiram à utilização da mão de obra de reeducandos com bom comportamento na realização de pequenas tarefas permitindo-lhes uma oportunidade de trabalho com a remição da pena e reintegração na comunidade.
O parlamentar acrescenta que além dessa contribuição financeira, seria uma forma também de essas pessoas condenadas repararem, de alguma forma, os danos que causaram à sociedade.
O requerimento será encaminhado ao governador Pedro Taques e à Secretaria Estadual de Segurança Pública com cópia ao prefeito Ari Lafin, ao juiz diretor do Fórum de Sorriso, Jacob Sauer, ao di retor do Centro de Ressocialização de Sorriso, Enilson Castro e ao presidente do COMSEP, CONSEG e GGI, Sebastião Ferreira de Andrade.
Fonte: Ângela Gimenez