Por meio do Requerimento 181/2018 os vereadores Marlon Zanella (MDB), Acácio Ambrosini (PSC), Dirceu Zanatta (MDB), Toco Baggio (PSDB) e Nereu Bresolin (DEM) estão solicitando ao governo do Estado convênio com a Prefeitura de Sorriso, Fórum e entidades para utilização de mão de obra não remunerada voluntária dos reeducandos do Centro de Ressocialização de Sorriso após determinação judicial.

Segundo eles, a intenção é empregar os detentos na realização atividades como reciclagens, pequenas reformas de prédios públicos municipais e limpeza das ruas e pátios públicos. Como benefício, os reeducandos terão reduzido 1 dia de pena a cada 3 dias de trabalho, de acordo com a Lei Federal nº 12.433/11. “Como a demanda por esses serviços públicos é crescente, o trabalho dos apenados se torna de grande valia”, explica o vereador Marlon, acrescentando que diversos municípios já aderiram à utilização da mão de obra de reeducandos com bom comportamento na realização de pequenas tarefas permitindo-lhes uma oportunidade de trabalho com a remição da pena e reintegração na comunidade.

O parlamentar acrescenta que além dessa contribuição financeira, seria uma forma também de essas pessoas condenadas repararem, de alguma forma, os danos que causaram à sociedade.

O requerimento será encaminhado ao governador Pedro Taques e à Secretaria Estadual de Segurança Pública com cópia ao prefeito Ari Lafin, ao juiz diretor do Fórum de Sorriso, Jacob Sauer, ao di ­­­retor do Centro de Ressocialização de Sorriso, Enilson Castro e ao presidente do COMSEP, CONSEG e GGI, Sebastião Ferreira de Andrade.

Fonte: Ângela Gimenez