Em agosto de 2011, Sorriso recebeu uma ambulância de suporte básico e uma ambulância de suporte avançado para implantação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). No entanto, o serviço até hoje não foi disponibilizado e apenas um dos veículos está em funcionamento.

Diante dessa situação, os vereadores Bruno Delgado (PMB) e Damiani da TV (PSC) estiveram na Central de Regulação do Samu, em Cuiabá.

Bruno – que havia procurado o órgão no início do ano – disse que Sorriso pode perder as ambulâncias caso o serviço não seja habilitado. “O que nos passaram é que a Prefeitura deve se manifestar a favor da implantação do Samu. Assim, iremos procurar a Secretaria Municipal de Saúde para discutir o assunto”, adiantou o vereador.

VISITAS – Ainda na Capital, os parlamentares conheceram as instalações e o funcionamento do Hospital Metropolitano, do Pronto Socorro de Cuiabá e do Hospital do Câncer. As três unidades hospitalares atendem pacientes de todo o Estado.

No Pronto Socorro, os parlamentares encontraram uma paciente de Sorriso de 77 anos que há 95 dias aguarda a colocação de uma prótese no quadril. “O que vemos é um verdadeiro caos na saúde pública. A situação do Pronto Socorro, por exemplo, é lastimável”, contou.

Bruno e Damiani visitaram ainda as casas de apoio Amazon Vida e Cáfica, que abrigam pacientes do Interior, inclusive de Sorriso, e defenderam o repasse de verba para essas entidades. “São locais que desenvolvem um grande trabalho assistencial que beneficia centenas de pessoas carentes e que também enfrentam dificuldades para manter suas portas abertas”, finalizaram.

 

 

Fonte: Ângela Gimenez - Assessoria de Imprensa