A retomada das obras de duplicação da BR-163 foi tema de um encontro da comissão técnica formada por autoridades políticas da região e representantes da OAB na tarde dessa quinta-feira (01), em Sinop, com o senador Wellington Fagundes e o secretário estadual adjunto de Desenvolvimento do Ecossistema Empreendedor, Celso Banazesky. O vice-presidente da Câmara de Sorriso, vereador Acacio Ambrosini, que representa o parlamento municipal na comissão esteve presente.

No mês passado, em reunião, a concessionária Rota do Oeste apresentou a minuta do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) que foi protocolada na Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).  O documento propõe as ações necessárias para a retomada das obras do trecho sob concessão da BR-163 em Mato Grosso e também o cronograma para duplicação de 336 km que restam do contrato original a ser realizada nos próximos cinco anos, com a garantia da manutenção do patamar tarifário atual.

Conforme a proposta apresentada, concessionária se compromete a atuar em simultâneas frentes de trabalho, com foco nos pontos mais críticos: a rodovia dos Imigrantes (que contorna Cuiabá e Várzea Grande) e a região norte de Mato Grosso.

Na opinião de Acacio, a retomada da duplicação da BR-163 que já deveria ter sido concluída via celebração do TAC é o melhor caminho para se concluir essa obra que irá beneficiar o transporte rodoviário e a cadeia produtiva do Estado.  “Saímos muito otimistas dessa reunião com a esperança de que em breve seja assinado esse TAC para a duplicação da 163. Todos nós estamos pensando na região que é muito produtiva como um todo, levando em consideração os trechos da rodovia mais críticos, coisa  que a Rota do Oeste não fez”, frisou o parlamentar.

Para Wellington Fagundes uniões e discussões deste porte são necessárias para o desenvolvimento do norte de Estado. “Tudo perpassa, principalmente, pela logística, na qual é fundamental a BR 163, uma vez que tudo que demanda a Amazônia passa por essa rodovia. E as demandas pedidas na reunião são muito importantes, porque a região está desenvolvendo muito. A produção aqui amplia todos os dias e as estradas não conseguirão transportar todo esse volume se nada for feito. E ajudando Mato Grosso, vamos ajudar o Brasil, porque aqui é o Estado onde as coisas estão acontecendo”, pontuou o senador.