Em reunião hoje (18), com técnicos do Ministério da Saúde em Brasília, o vereador Wanderley Paulo levou os problemas da demora das cirurgias de média e alta complexidade e pediu que seja incluído no plano de governo ações imediatas para que essas cirurgias aconteçam o mais rápido possível.

" Viemos aqui para falar da necessidade urgente do Ministério , criar programa ou projeto para acelerar os processos de cirurgias de média e alta complexidade. Temos cidadãos morrendo na fila de espera e precisamos mostrar ao Governo Federal que esse problema é sério e necessita de ações urgentes, podendo utilizar os Consórcios Intermunicipais de Saúde dos Estados para a gestão deste serviço" detalhou o parlamentar.

Wanderley Paulo,destacou ainda, a importância de acelerar a volta da farmácia popular e a disponibilização de medicamentos que já fazem parte do programa do Sistema Único de Saúde. "As farmácias populares devem voltar, pois elas eram de extrema importância para que o nosso cidadão mais humilde tivesse acessos aos medicamentos", disse.

O parlamentar falou ainda da importância do Ministério ter novamente recuperado 50% das emendas secreta. " Esses recursos voltando ao Ministério fará com que o SUS seja fortalecido com ações mais eficazes nos municípios, pois agora o Ministério poderá voltar com projetos como construção de novas UPAS que foi extinto no governo passado", falou Wanderley Paulo.

O vereador pediu ainda uma agenda com a  Ministra Nisia Trindade, para que com demais vereadores de Sorriso e região possa pactuar ações  para melhorar a saúde pública.