Foi aprovado por unanimidade, o requerimento nº 13/2023, de autoria do vereador Wanderley Paulo (Progressistas), solicitando que o Governo Federal destine recursos financeiros para ajudar na redução da fila de cirurgias, exames e consultas no Sistema Único de Saúde (SUS).  O pedido visa inserir o município na Política Nacional de Redução das Filas de Cirurgias Eletivas, que foi lançado pelo Ministério da Saúde.

Wanderley Paulo destacou, a importância do município buscar esse aporte financeiro tendo em vista que o programa é uma das prioridades do governo para reduzir a espera de pacientes por procedimentos que ficaram represados, principalmente, durante a pandemia da Covid-19.

O vereador lembrou que o ministério vai ofertar R$ 600 milhões, a partir de fevereiro, para incentivar a organização de mutirões em todo o país para desafogar a demanda represada. “Segundo informações oficiais, cada município terá que entregar um diagnóstico com a real demanda local por cirurgias, assim como um planejamento para executar o programa de redução das filas, para que seja estipulada a liberação de recursos. Queremos que Sorriso esteja preparada para buscar esses recursos afim de conseguirmos a redução das filas de cirurgias”, pontuou Wanderley Paulo.