O vice-presidente da Câmara de Sorriso, vereador Acacio Ambrosini (Republicanos), é o autor da Indicação 292/22 que sugere ao Poder Executivo a implantação de jornada escolar em período integral nas escolas municipais de Sorriso.

Para o parlamentar, a ampliação do tempo dos alunos na escola pode permitir uma transformação na qualidade do processo de ensino- aprendizagem há muito tempo desejado, já que o Plano Municipal de Educação contempla o atendimento em período integral em suas diretrizes, com o intuito de diminuir as desigualdades sociais e aprimorar o conhecimento.

“Com essa iniciativa, estaremos oportunizando aos estudantes o acesso a diversas atividades extracurriculares. Dessa forma, além da formação básica comum, eles serão estimulados em suas potencialidades com um acompanhamento pedagógico adequado”, completou.

Na opinião de Acacio, a jornada integral não deve ser facultativa, devendo o aluno participar das atividades acadêmicas programadas. Também deverão ser oferecidas, no mínimo, três refeições aos estudantes, garantindo o suprimento das necessidades nutricionais diárias.

“Pretendemos com a adoção desse regime reduzir as dificuldades de aprendizagem, baixar drasticamente o índice de reprovação e aumentar consideravelmente a média educativa da escola, além de colocar professores e estudantes em destaque educacional nas diversas oficinas que poderão ser oferecidas”, finaliza.

A indicação – subscrita pelos demais vereadores – será encaminhada às secretarias municipais competentes.