O Dia Nacional do Livro Infantil é comemorado anualmente em 18 de abril. Esta data também é conhecida como Dia de Monteiro Lobato, considerado um dos mais importantes escritores da literatura brasileira.

O dia 18 de abril foi escolhido como Dia Nacional do Livro Infantil por ser a data do nascimento de Monteiro Lobato, um colosso da literatura infantil brasileira. Esta data foi oficializada a partir Lei nº 10.402, de 8 de janeiro 2002.

Devido à data, os vereadores aprovaram durante a 10ª sessão ordinária a Moção de Aplauso Nº24/2017, que será concedida a adolescente Isadora Ricardo pela publicação do Livro de Literatura Infanto - Juvenil, Tudo Pode Acontecer (na adolescência).

Isadora Ricardo de 14 anos é moradora do município de Sorriso, e está cursando o Ensino Médio. Com a ajuda de seus pais, Isadora realizou seu primeiro projeto e publicou seu primeiro livro em junho de 2016 com o seguinte titulo “Tudo Pode Acontecer (na adolescência)”. O livro foi Publicado pela Editora Novo Século, levando o selo de novos talentos da Literatura Brasileira.

O vereador autor da Moção, Bruno Delgado (PMB), aproveitou para resumir a homenagem; “Acreditamos que o talento, a criatividade, e a capacidade de interação com os leitores faz de Isadora Ricardo uma grande revelação, com um futuro promissor na Literatura Brasileira. 18 de abril a data a qual se comemora o dia nacional do livro infantil é importante para podermos reconhecer e homenagear adolescentes e jovens que estão comprometidos com a nossa literatura, e Sorriso se destaca mais uma vez, como já mostrou em outros setores” Finaliza Bruno.