O Plenário da Câmara de Sorriso aprovou em 1ª votação o Projeto de Lei 27/2019 que institui e inclui no Calendário Oficial de Eventos do Município de Sorriso a Semana Municipal de Combate ao Alcoolismo Infanto-Juvenil, a ser realizada anualmente no período de 18 a 24 de fevereiro.
De iniciativa da vereadora Prof.ª Marisa (PTB), a intenção é conscientizar e esclarecer a sociedade, sobretudo as crianças e os adolescentes, quanto aos males provocados pela ingestão de bebidas alcoólicas.
Pesquisas mostram que o consumo de álcool tem se tornado bastante comum entre os jovens brasileiros e se inicia na pré-adolescência, por volta dos 12 anos de idade.
Conforme a parlamentar, o momento da iniciação na bebida alcoólica e a falta de conscientização sobre o problema são preocupantes. “Esse hábito geralmente começa na companhia de amigos mais velhos ou até mesmo junto com a família, em um almoço de domingo, sem ninguém ver perigo nisso, infelizmente”, justifica.
De acordo com o projeto de lei, o consumo de bebidas alcóolicas por menores de idade está relacionado ao maior número de óbitos de jovens do que todas as outras drogas, acarretando uma série de problemas sociais e de saúde e contribuindo para a ocorrência de acidentes de trânsito, violência, doenças sexualmente transmissíveis e gravidez indesejada, por exemplo.
“O consumo de bebidas alcoólicas é um problema de saúde pública cada vez mais agravante, por isso, defendemos a necessidade do desenvolvimento de atividades e de programas de prevenção e de tratamento”, destaca.
O PL, subscrito pelos vereadores Bruno Delgado (PMB), Claudio Oliveira (PR), Prof.ª Silvana (PTB), Fabio Gavasso e Mauricio Gomes, ambos do PSB, passará por mais duas votações. Se for aprovado, será encaminhado à sanção executiva.
Fonte: Ângela Gimenez