Os vereadores da Câmara Municipal de Sorriso aprovaram por unanimidade e encaminharam o requerimento Nº 138/2017, aos Deputados Estaduais Mauro Savi e José Domingos Fraga Filho, com cópia ao Exmo. Senhor Ari Genézio Lafin, Prefeito Municipal, requerendo a viabilização de Emenda Parlamentar para a construção de ponte sobre o Rio Lira, nas proximidades do Bairro Fraternidade, Zona Leste do Município de Sorriso – MT.

As estradas e rodovias são os principais meios de transporte de carga e de pessoas. Estudos indicam que 56% (cinquenta e seis por cento) do transporte de cargas brasileiras são realizados através deste meio de transporte.

A substituição das antigas pontes de madeira por estruturas mais resistentes e duráveis permite o melhor escoamento da produção agrícola, oferecendo maior segurança no caminho entre a propriedade rural e a rodovia, possibilitando o fortalecimento nacional e internacional, distribuindo mercadorias, e principalmente, alimentos com menor custo e qualidade superior.

As pontes de aço e de concreto são ecologicamente sustentáveis, uma vez que não influenciam de forma negativa o meio ambiente, pois apresentam como vantagens: maior resistência e durabilidade, menor risco de acidentes nas cabeceiras das pontes, não são inflamáveis e emitem até 50% a menos de CO2 (dióxido de carbono) na atmosfera.

A ponte sobre o Rio Lira, já apresentou por diversas vezes problemas na sua cabeceira, e ocorrências de acidentes. A referida propositura visa receber emenda parlamentar para construção de uma ponte que garanta mais segurança aos usuários.