Na noite de ontem (20.06), ocorreu no plenário da Câmara Municipal de Sorriso, uma Audiência Pública com o objetivo de discutir melhorias e sugestões para o transporte público coletivo do município.
Com a presença de diversas autoridades, a Audiência Pública atendeu ao requerimento nº 89/2017, proposto pelo vereador Marlon Zanella (PMDB) e aprovado pelos demais vereadores.

Logo no início da Audiência, o proprietário da empresa Viação Sorriso Ltda, Sr. Edemar Luiz Brustolin, aproveitou para explanar a história da empresa, itinerários e trabalhos desenvolvidos em Sorriso. A empresa Viação Sorriso ganhou em 2004 a concessão por 15 anos, podendo ser prorrogado por mais cinco nos serviços de Transporte Público Coletivo. Desde 1992, a empresa atua principalmente com transporte de passageiros, urbano, suburbano e intermunicipal. A empresa conta com oito ônibus em sua frota equipados com elevadores para portadores de necessidades especiais e catracas eletro mecânicas.

Durante a Audiência os vereadores, secretários e o Prefeito, chegaram ao consenso de se criar uma comissão que formulará idéias para que o transporte público possa ser utilizado com maior frequência. Logo a Secretária de Educação do município, Lúcia Korbes Drecheler, sugeriu a necessidade de transporte de alunos da rede municipal para o Residencial Mário Raiter, “Logo haverá a necessidade do transporte dos alunos da rede municipal, estamos analisando os custos para isso, e caso seja mais barato para o município, com certeza vamos formalizar um Projeto de Lei para ser enviado a está casa de leis, existe essa demanda que a secretária não conseguirá atender, mesmo que adquira novos ônibus” finaliza Lúcia.

Uma série de criticas e demandas foram citadas pelas autoridades, dentre elas o cumprimento dos horários propostos em pontos de ônibus, e a falta de veículos para oferecer mais itinerários. Foi sugerido a implantação de um aplicativo para celular, onde o usuário do transporte terá informações sobre o percurso, alterações de horários e o local onde se encontra o Ônibus em sua rota.

A vereadora Prof.ª Silvana Faccio (PTB), disse que a Câmara Municipal está à disposição da empresa, “A gente vê o esforço da empresa que enfrenta diversas dificuldades, no passado quando secretária enviei um Projeto de Lei pensando na ampliação do Transporte Público Coletivo no município. A cidade cresce a passos largos, há sempre novos loteamentos, e o município precisa atender aos bairros onde há alunos que precisam ter acesso aos estudos,” finaliza Silvana.

O vereador Marlon Zanella, disse que a audiência foi bastante produtiva, “Saímos hoje daqui com a formação desta comissão, que na próxima semana começa a trabalhar com a empresa concessionária estratégias para maior utilização do transporte coletivo, a exemplo disso junto com as faculdades possivelmente será implantado um itinerário para atender os estudantes universitários, e ao mesmo tempo divulgar os itinerários ”, finaliza Marlon.

Participaram desta Audiência, os vereadores: Bruno Delgado (PMB), Damiani na TV (PSC), Claudio Oliveira (PR), Mauricio Gomes (PSB), Prof.ª Silvana (PTB) e Dirceu Zanatta (PMDB).