Através do requerimento nº 197/2017 aprovado durante a 23ª sessão, a Câmara Municipal irá realizar no dia 16 de agosto, uma audiência pública para discutir a violência enfrentada pelos professores nas escolas.  A referida propositura é de autoria da vereadora Prof.ª Silvana (PTB).

A audiência pública será realizada durante a Semana Municipal da Família, que é destinada a atividades que envolvam e acolham a instituição familiar, facilitando e promovendo, através de seminários e outros eventos, o acesso à reflexão sobre a importância da estrutura familiar e da referência dos pais na formação do indivíduo e cidadão. Em Sorriso, ela foi instituída pela Lei Municipal 1794, de 25 de março de 2009, institui a Semana Municipal da Família. Posteriormente alterada pela Lei Municipal 1910, de 23 de março de 2010.

A questão da violência é um dos maiores problemas enfrentados atualmente. Na última década a violência nas escolas tem preocupado o poder público e toda sociedade, principalmente, pela forma que tem se configurado. O conflito e a violência sempre existiram e sempre existirão, principalmente, na escola, que é um ambiente social em que os jovens estão experimentando, isto é, estão aprendendo a conviver com as diferenças, a viver em sociedade.

“Propomos a realização de Audiência Pública no dia 16 de agosto de 2017, Semana da Família, momento em que poderemos realizar uma reflexão contextual sobre as práticas cotidianas e possíveis medidas para serem adotadas por todos os agentes: iniciando-se pela família e perpassando pela escola, os dois principais meios sociais de convívio e aprendizagem de nossas crianças e jovens” finaliza Silvana.