Audiência Pública ocorrida na noite de quarta-feira, 26, no auditório Aureliano Pereira da Silva, autoridades e sociedade em geral, debateram as situações sobre a construção de passarelas para travessia de pedestres, bem como a instalação da iluminação pública no eixo que compreende  14 quilômetros do perímetro urbano da BR 163 no município de Sorriso.

As propostas foram amplamente discutidas pelas autoridades, que reafirmaram o compromisso de concluir a primeira etapa da obra, sendo a construção de duas passarelas para travessia de pedestre ainda este ano.

Para o Superintendente Regional do DNIT, Orlando Fanaia Machado, “o órgão está em transição com a empresa Rota do Oeste, ou seja, a concessionária irá assumir o controle operacional e gerencial do eixo da travessia urbana da cidade de Sorriso. Isso representa uma antecipação de investimentos por parte do governo federal; irá com certeza melhorar e muito a segurança dos transeuntes e motoristas que trafegam no eixo da BR 163”, concluí.

Nesse sentido o coordenador de tráfego da empresa concessionária Rota do Oeste Hermann Friederichs Neto disse; “ diante do contexto prático de operacionalidade da BR 163, a empresa Rota do Oeste assumiu vários serviços, como unidades de resgastes, UTIs, veículos de auto socorro, atendimento ao usuário, no intuito principal a diminuição de acidentes”.

Outro ponto importante que o coordenador explanou, foi o das melhorias a serem feitas no eixo da rodovia BR163, - “iremos assumir esse trecho da rodovia nos próximos dias, e ai sim as melhorias irão acontecer como: ajustes do tráfego que adentra a cidade, melhorias de acesso comportando a realidade da cidade, bem como a implantação de duas passarelas  de travessia de pedestres, as quais serão construídas nos quilômetros 751 e 753 do eixo da BR 163 que compreende o perímetro urbano de Sorriso/MT. Também serão feitos melhorias de acesso e tráfego nas duas marginais que ficam nas laterais da BR 163”, afirmou o coordenador.

O comandante da Policia Rodoviária Federal (PRF), inspetor Mesquita, fala da importância da iluminação e das passarelas nesse trecho, “ é de suma importância a colocação dessas passarelas e a iluminação dos 14 quilômetros da BR 163, isso com certeza irá salvaguardar vidas, que hoje infelizmente ainda são ceifadas pela falta dessas melhorias”, conclui.

O vereador Irmão Fontenele (PROS), que presidiu a audiência, falou “essas obras de iluminação e construção das passarelas na BR 163 precisam ser iniciadas o mais rápido possível, haja vista a real necessidade que a população e usuários da via enfrentam todos os dias, principalmente a população que reside na região leste”.

Através da ata oficial da audiência, será construído um documento que será encaminhado para as autoridades competentes para que as obras sejam iniciadas, “ iremos enviar este documento com força jurídica para todos os envolvidos, para que não paire dúvidas neste ato, e que os compromissos aqui firmados sejam realmente cumpridos”, relata Fontenelle.

Demais autoridades que participaram da audiência: Ederson Dalmolin (Xuxu), vice prefeito da cidade de Sorriso,  Tenente Vitor Hugo representando o 12ª Batalhão da Policia Militar, Marcelo Ferraz, secretário das Cidades do município; vereadores Dirceu Zanatta e Eraldo Xavier, Marcelo Sortic Souza, coordenador de engenharia do DNIT; Orlando Fanaia Machado, superintendente regional do DNIT e Nelson Borkenhagem, pastor e vice presidente das Assembleias de Deus.