O plenário aprovou na sessão de segunda (10.09), por unanimidade, o requerimento dos vereadores da bancada de situação que pede à Prefeitura de Sorriso a substituição do veículo que atende os 150 pacientes do Centro de Atendimento Psicossocial (Caps).
Conforme o vereador Claudio Oliveira (PR), a kombi utilizada hoje pelo centro está em péssimas condições. “É um veículo de 2005 que, além de apresentar problemas mecânicos, não oferece o mínimo de conforto, pois suas poltronas estão muito estragadas”, informou.
Na opinião do parlamentar, diante do relevante serviço prestado pelo Caps, a destinação de um novo veículo se faz necessária e urgente. “Os usuários do Caps precisam de um veículo que ofereça condições dignas de locomoção”, defendeu.
Durante a aprovação do requerimento, pacientes da unidade levantaram cartazes reforçando o pedido do parlamentar.
A propositura será encaminhada ao prefeito Rossato.
Caps - A função dos Caps é de prestar atendimento a pessoas com grave sofrimento psíquico, diminuindo e evitando internações psiquiátricas, e articular-se com a rede de serviços da comunidade favorecendo a reinserção delas a este espaço.
Os Caps possuem equipe multiprofissional - composta por psicólogos, psiquiatras, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, assistentes sociais, terapeutas ocupacionais, técnicos administrativos, etc - e oferecem diversas atividades terapêuticas: psicoterapia individual ou grupal, oficinas terapêuticas, acompanhamento psiquiátrico, visitas domiciliares, atividades de orientação e inclusão das famílias e atividades comunitárias.
De acordo com o projeto terapêutico de cada usuário, estes podem passar o dia todo na Unidade, parte do dia ou vir apenas para alguma consulta.