A Câmara de Sorriso aprovou na sessão ordinária dessa quarta-feira (04.08) o Projeto de Lei nº 74/2021 que inclui no Calendário Oficial de Eventos de Sorriso o Dia Municipal da Equoterapia. A data será comemorada no dia 09 de agosto.

Conforme os vereadores autores da matéria Mauricio Gomes (PSB), Damiani da TV (PSDB), Rodrigo Machado (PSDB) e Iago Mella (PODE), o objetivo é difundir essa importante modalidade terapêutica.

A equoterapia também chamada de equiterapia ou hipoterapia é um tipo de terapia com cavalos que serve para estimular o desenvolvimento da mente e do corpo. Ela serve para complementar o tratamento de indivíduos com deficiências ou necessidades especiais, como a síndrome de Down, paralisia cerebral, derrame, esclerose múltipla, hiperatividade, autismo, crianças muito agitadas ou com dificuldade de concentração.

A interação com o cavalo incluindo os primeiros contatos, os cuidados preliminares, o ato de montar e o manuseio final desenvolvem, ainda, novas formas de socialização, autoconfiança e autoestima.

Para celebrar a data poderão ser realizadas atividades alusivas à data.