Pacientes do município de Sorriso portadores de doenças graves como câncer, esclerose múltipla, diabetes e depressão, por exemplo, que precisam de medicamentos de alto custo estão enfrentando dificuldades para prosseguirem com o tratamento.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, o governo estadual já comunicou que mais de 60 tipos de medicamentos estão em falta.
Preocupados com esta situação, os vereadores Hilton Polesello (PTB), Fabio Gavasso (PPS), Vergílio Dalsóquio (PPS), Cláudio Oliveira (PR) e Bruno Stellato (PDT) estão, através de requerimento, cobrando providências da Secretaria Estadual de Saúde. “Algumas pessoas estão há seis meses sem tomar os remédios necessários”, informa Polesello.
Conforme o parlamentar, 34 pacientes entraram na justiça para receber os medicamentos, mas o Estado não está cumprindo a decisão judicial . “São remédios caríssimos e que, dependendo da fórmula, não estão nem disponíveis nas farmácias para serem adquiridos”, completa.
“Esperamos que o secretário estadual de Saúde, Mauri Rodrigues de Lima, cumpra a promessa de que vai priorizar a Gestão de Medicamentos de Alto Custo na normalização dos estoques”, finaliza.
O requerimento foi aprovado na sessão ordinária desta semana e será encaminhado ao governador Silval Barbosa, ao secretário Mauri Rodrigues de Lima, ao deputado Mauro Savi, ao prefeito Dilceu Rossato e ao secretário municipal de Saúde, Marciano José Cé.