O Plenário aprovou por unanimidade o Projeto de Decreto Legislativo 72/2018 que concede Certificado de Filantropia à ONG Cirinho Sorrindo de Combate ao Câncer.

De autoria do vereador Maurício Gomes (PSB) e subscrito pelos demais parlamentares, o projeto leva em consideração o trabalho desenvolvido pela entidade de auxiliar, ajudar, acompanhar e apoiar pacientes e familiares que são diagnosticados com câncer.

“A ONG – que já é reconhecida como de Utilidade Pública Municipal e Estadual pelos trabalhos realizados em favor das pessoas com câncer – merece nosso reconhecimento, pois entre as mais diversas ações que promove está o atendimento gratuito aos pacientes com a oferta de medicamentos e de recursos básicos como transporte e encaminhamento”, frisou o vereador.

O Certificado de Filantropia terá validade de três anos após sua publicação, podendo ser renovado.  A certificação tem a finalidade de reconhecer o trabalho realizado por entidades beneficentes de assistência social e auxiliá-las na comprovação de suas atividades para angariar recursos. Poderão recebê-la as entidades que prestam serviços nas áreas de educação, esportes, assistência social ou saúde no município de Sorriso, de forma gratuita, continuada e planejada há pelos menos um ano de efetiva atividade.

SOBRE A ONG – Criada após a morte do empresário Ciro José da Silva (o Cirinho),  que foi vencido pelo câncer no dia 07 de fevereiro de 2016, a Ong é uma entidade sem fins lucrativos, com o propósito de auxiliar pacientes e familiares acometidos com neoplasia maligna, oferecendo ajuda e apoio durante o tratamento do câncer.

Agora com esse certificado, a ONG, que se mantém por meio da ajuda de voluntários e colaboradores, poderá receber ajuda de empresas.

Dentre suas ações estão a promoção do voluntariado e de ações de prevenção, parcerias com casas de apoio para acolher pacientes e familiares e desenvolvimento de projetos para obtenção de recursos a fim de manter o tratamento dos doentes carentes e sua manutenção.

Fonte: Ângela Gimenez