Um dos pioneiros de Sorriso, o  ex-vereador Nilo Artur Perin, conhecido como Chacrinha, será congratulado com o Título de Cidadão Sorrisense. O projeto de decreto legislativo que concede a honraria foi aprovado na sessão de ontem (03.06).

Os vereadores foram em unânimes em votar favorável à matéria.

De iniciativa dos vereadores Hilton Polesello (PTB) e Vergílio Dalsóquio (PPS), o projeto foi subscrito pelos demais parlamentares.

O título é designado a toda pessoa física imbuída de elevado espírito público, com relevantes serviços prestados ao Município. “Estamos homenageando um sorrisense que muito fez e ainda faz por esta cidade. Com seu espírito de servir ao próximo, muito colaborou para o desenvolvimento de Sorriso”, frisou Polesello.

Durante a votação, todos os vereadores elogiaram a trajetória de Chacrinha.

“Me sinto bastante feliz e emocionado em receber esse título. Fico muito grato pelo reconhecimento desta Casa de Leis para com o meu trabalho”, disse o ex-vereador, que no biênio 91/92, foi o presidente da Mesa Diretora da Câmara de Sorriso. “Foi uma época de muitas dificuldades, mas conseguimos superá-las e contribuir para que Sorriso se tornasse esse Município próspero e em franco desenvolvimento”, disse.

Trajetória – Nascido na cidade de Marau (RS), Chacrinha, 72 anos, é casado com Inês Spenassatto Perin e tem três filhos.

A vinda da família de Chacrinha para Sorriso aconteceu por intermédio de seu cunhado, Genoino Spenassatto.

Aqui, trabalhou no ramo de fertilizantes como representante comercial. Com seu carisma e simpatia, o homenageado, que participou de entidades como o CTG, resolveu ingressar na vida pública.

Em 1989, foi eleito vereador com 209 votos. Na ocasião, fez parte da mesa diretora da Câmara Municipal como 1º secretário. Posteriormente, foi presidente da Casa Leis.

Na eleição municipal de 1992, foi eleito vice-prefeito, na chapa do candidato Ignácio Schevinski.

Com o fim da gestão, Chacrinha, com um vasto conhecimento das estradas, foi convidado pelo então prefeito José Domingos para trabalhar na Secretaria de Obras, onde atuou por sete anos.

Em 2005, durante o governo do prefeito Dilceu Rossato, continuou fazendo parte da referida secretaria. 

Três anos mais tarde, concorreu ao cargo de vereador e foi eleito com 1.241 votos. Em 2010, assumiu a vice-presidência da Câmara.

Sempre atuante, apoiou o Sorriso Esporte Clube e participou de comissões como a do Bolsa Família e GGI - Gabinete de Gestão Integrada.

Atualmente, a convite do titular da pasta, Romélio Gardin, Chacrinha dá suporte na Secretaria de Transportes. 

Acompanhe no link  http://youtu.be/udR4Y-3EpmU, um vídeo contando um pouco da história do homenageado.