A Câmara de Sorriso realiza hoje (20), no CTG Recordando os Pagos, às 19h, sessão solene em homenagem à Semana Farroupilha.Durante o evento, serão entregues moções de aplauso a todos os patrões do CTG, à Rádio Centro América além do Mérito Cultural  a instituição pelo incentivo à cultura gaúcha.Os festejos da Semana Farroupilha começaram no último dia 16 e terminam hoje com a sessão solene.

As comemorações da Revolução Farroupilha - o mais longo e um dos mais significativos movimentos de revoltas civis brasileiros - relembra a Guerra dos Farrapos contra o Império, de 1835 a 1845. O marco inicial ocorreu no amanhecer de 20 de setembro de 1835, quando os farroupilhas, liderados por Bento Gonçalves, venceram o confronto da Ponte da Azenha e entravam na província de Porto Alegre, iniciando a "Guerra dos Farrapos", que se estendeu até a 1º de março de 1845.

A data, 20 de setembro, e o fato ficaram registrados na história dos sul-rio-grandenses como o início da Revolução Farroupilha. Nesse movimento revolucionário, que teve duração de cerca de dez anos, apresentando como pano de fundo os ideais liberais, federalistas e republicanos, foi proclamada a República Rio-Grandense, instalando-se na cidade de Piratini a sua capital.