O presidente da Câmara de Vereadores, Cláudio Oliveira (PR) e o prefeito de Sorriso, Ari Lafin, participaram, ao vivo, da edição do Balanço Geral, programa da TV Sorriso (afiliada da Record TV) nesta quarta-feira (13­). Os dois falaram sobre a proposta de financiamento de R$ 45 milhões que o Poder Executivo pleiteia junto à Caixa Econômica Federal.

Sobre a proposta

A proposta de financiamento na linha de crédito do Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (FINISA), Modalidade Apoio Financeiro destinado à aplicação em Despesa de Capital, junto à Caixa Econômica Federal (CEF), também será debatida em audiência pública na Câmara de Vereadores no próximo dia 22.

O montante do financiamento de R$45 milhões será usado na realização de obras que atenderão à população nas mais diversas áreas.

No posicionamento do prefeito Ari Lafin o empréstimo é para acompanhar as demandas do município e para suprir a falta de investimentos dos governos do estado e federal.

Já o presidente da câmara, vereador Claudio Oliveira analisa a situação com mais cautela. Para Oliveira a prefeitura deveria buscar alternativas menos onerosas para o município já que o financiamento irá gerar juros em torno de R$24 milhões.

“Nossa maior preocupação é saber para onde e como será investido esse dinheiro e a alta taxa dos juros que o município se comprometerá em função do financiamento, bem como o prazo de 10 anos para quitação da dívida, deixando dois mandatos comprometidos com esse valor”. Destacou o presidente.

A Câmara Municipal irá se reunir com lideranças de nossa sociedade para saber seus posicionamentos sobre o empréstimo.

O projeto que está na casa de leis está aguardando o envio de documentos para apreciação dos parlamentares. A casa tem 30 dias para votar o projeto de lei.

Fonte: Salles Fernandes com Portal Sorriso.