A Águas de Sorriso, concessionária responsável pelo abastecimento de água no Município realizou a instalação, nos últimos meses, de 9 mil novos medidores de consumo. Segundo a empresa, as trocas se devem ao desgaste natural dos medidores pelo tempo, que não refletem o real consumo de água.

Porém, após a troca dos hidrômetros em algumas residências, o Procon e a Câmara vêm recebendo inúmeras reclamações de moradores sobre o excessivo reajuste nas faturas de água. A demanda foi apresentada a concessionária e solicitada uma verificação nos hidrômetros novos, para identificar se há problemas que estejam ocasionando o aumento nas taxas.

Aleatoriamente, a empresa escolheu cinco consumidores, que tiveram seus hidrômetros encaminhados para perícia técnica do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) em Cuiabá.

Ontem, em uma reunião realizada na sede do Procon (Ganha Tempo) com a presidente da Câmara, Marilda Savi (PSD), o vereador Claudio Oliveira (PR), membro da Comissão que acompanha as ações da Águas de Sorriso, o coordenador do Procon, Hélio Blocker e diretores da concessionária, foram apresentados os laudos técnicos das aferições realizadas nos hidrômetros. Dos cinco medidores analisados, dois foram reprovados por imprecisão nas medições.

A empresa justifica que o aumento no valor das faturas não é oriundo da troca dos hidrômetros e alega que um vazamento interno ou o esquecimento de uma torneira aberta pode aumentar o valor da tarifa.

O diretor executivo da Águas de Sorriso,  José Ailton Rodrigues, alertou que quando o usuário perceber que teve um consumo além do normal, deve procurar a concessionária para que seja feita uma vistoria para identificar o problema.

Ainda assim, os parlamentares questionaram os altos valores cobrados e a necessidade de revisão das taxas. O vereador Claudio cobrou da empresa um maior respaldo com a população. “Não é admissível consumidor que pagava em torno de R$ 20, passar a pagar R$ 150 ou até R$ 250 reais. Sabemos que é necessário analisar caso a caso, pois existem problemas de vazamento e algumas vezes má-fé dos consumidores. Porém, há também problemas que devem ser sanados pela empresa, pois esses aumentos excessivos não refletem a realidade de consumo”, disse.

Claudio cobrou da empresa que seja feito um estudo e revisão do valor que está sendo cobrado. “Não queremos gerar prejuízos à empresa, mas queremos que a população pague um valor que seja correto”.

A concessionária se comprometeu a analisar caso a caso e buscar uma solução para o problema.  

A moradora do bairro Novos Campos, Luzileide Soares dos Santos, tem quitinetes no Industrial e estava lá para resolver sua situação. Ela reclama que sua conta de água aumentou progressiva e exageradamente depois da troca dos hidrômetros. “Eu pagava R$ 20, depois veio R$ 70, no mês seguinte R$ 325 e a última fatura R$ 611 reais. Disseram que era vazamento, foram averiguar e constataram que não havia nada, porém ainda não resolveram minha situação. Devo mais de R$ 1 mil e não tenho condições de arcar com este valor. Estou com medo que eles cortem minha água”, reclamou.

TARIFA SOCIAL - Uma nova reunião deverá ser agendada para que os vereadores debatam com a concessionária o projeto de implantação da Tarifa Social em Sorriso. O projeto já tramita na Casa de Leis, porém, conforme os vereadores, necessita de uma análise mais aprofundada.

 “Pudemos verificar as aferições realizadas pelo Inmetro e ficamos felizes com o respeito que a empresa teve com os usuários. Porém, nossa preocupação é com os valores das taxas, por isso vamos buscando agilizar essa questão da Tarifa Social, que certamente irá reduzir os custos”, finalizou a presidente Marilda.