O presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Sorriso, Fabio Gavasso (PPS), acompanhado dos vereadores Bruno Stellato (PDT), Jane Delalibera (PR) e Hilton Polesello (PTB), entregou moções de aplausos pelo incentivo, iniciativa e empenho ao desenvolvimento e realização do Centro de Treinamento e Difusão Tecnológica do Núcleo Regional Norte, instalado no município de Sorriso. As moções foram aprovadas por unanimidade no dia 5 de outubro deste ano.

A solenidade foi durante a inauguração do Centro Tecnológico que ocorreu no último sábado (17), e contou com a presença do governador do estado de Mato Grosso, Pedro Taques (PSBD), do senador da república, José Medeiros (PPS), deputado federal Nilson Leitão (PSDB), prefeito de Sorriso, Dilceu Rossato (PR) e outras autoridades.

Receberam Moção de Aplauso o produtor rural Gustavo Picolli, Presidente da Associação Mato-Grossense dos Produtores de Algodão – AMPA e também do Instituto Mato-Grossense de Algodão IMA/MT;  Álvaro Salles, Diretor Executivo do IMA/MT e Ederson Dal Molin, Vice-Prefeito do Município de Sorriso.

Fábio Gavasso enfatizou que “a moção faz jus ao empenho de todos colaboradores e incentivadores, que muito contribuíram para que esse projeto se realizasse e são merecedores de nosso reconhecimento e de toda sociedade sorrisense”, finaliza Gavasso.

Com o objetivo de capacitar a mão de obra do campo e difundir novas tecnologias são os principais objetivos do Centro de Treinamento e Difusão Tecnológica, a iniciativa é da Associação Mato-grossense dos Produtores de Algodão (AMPA) que, através de um projeto executado pelo Instituto Mato-grossense do Algodão (IMA/MT), disponibilizará para o Núcleo Regional Norte (Sorriso. Lucas do Rio Verde, Nova Mutum e Sinop, entre outros municípios) um Centro onde poderão atuar outras instituições de pesquisa, ensino e extensão, em prol do desenvolvimento da agricultura de Mato Grosso.

"É difícil resumir em palavras a dimensão e o potencial do Centro de Treinamento e Difusão Tecnológica para esta região", afirma Gustavo Piccoli, agricultor em Sorriso e presidente da AMPA e do IMA/MT. Entusiasmado com o fato de o Município sediar o primeiro dos cinco centros em construção (os outros quatro estão sendo instalados em Rondonópolis, Campo Verde, Campo Novo do Parecis e Sapezal), Piccoli diz que o Centro de Treinamento e Difusão Tecnológica estará apto para atender a muitas demandas dos produtores rurais de Mato Grosso.

Com uma área de 130 hectares (sendo 3 mil metros quadrados de área construída), e um investimento o Centro de Treinamento e Difusão Tecnológica está situado na BR-163, 25 km antes da cidade de Sorriso (para quem vai de Cuiabá em direção ao Norte). Ele conta com dois auditórios, uma área administrativa (com sala de reunião e local para realização de treinamentos de menor porte), refeitório, alojamento, garagem de máquinas, depósito de insumos e um galpão que abrigará as salas para treinamentos e oficinas. O valor total de investimento nesta importante obra é de R$ 20.000.000,00 (vinte milhões) aproximadamente, gerando muitos empregos diretos e indiretos, fomentando assim toda economia na região.

Cerca de 120 hectares da área do Centro serão destinados ao desenvolvimento e difusão de novas tecnologias, sendo que 40 hectares dessa área externa serão irrigados (equipados com pivô central). Segundo o Diretor Executivo do IMA/MT, Alvaro Salles, algumas tecnologias já estão sendo desenvolvidas na área externa, porém os treinamentos voltados para a capacitação de mão de obra deverão ser iniciados a partir de 2016.