Os vereadores da Câmara Municipal de Sorriso apresentaram a indicação 559/2020 que aponta sobre a necessidade de que seja promovida campanha de orientação e para o descarte correto do lixo doméstico das famílias que estão com familiar contaminado com coronavirus.

A contaminação pelo coronavírus, também se dá por objetos ou superfícies contaminadas.

Os garis, ao coletarem o lixo das residências que possuem pessoas contaminadas com o cornavirus estão expostos a alto risco de contágio pela falta de orientação quanto ao descarte correto dos resíduos.

Nesse período de pandemia, é desafiador para a gestão dos resíduos, que tem que ser feita de forma adequada, para que não impacte na propagação do vírus.

Se as pessoas acondicionarem os resíduos com mais cuidado e segurança, minimizará o risco de contaminação e protegerá, os garis que fazem a coleta.

Considerando que diante da ausência de informações acerca do descarte correto do lixo doméstico do contaminado pela Covid-19, torna-se necessário que seja realizada campanha de orientação e conscientização sobre o assunto à população.

É necessário garantir a vida desses profissionais que estão em permanente contato com os resíduos contaminados.