O vereador Bruno Delgado (PMB), em parceria com os demais parlamentares, está sugerindo ao Poder Executivo o cultivo de plantas como lavanda e citronela nos canteiros das avenidas, escolas e postos de saúde, entre outros lugares, para tentar combater o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya.

Conforme a Indicação 166/20, as plantas têm propriedade repelente contra o mosquito. “A lavanda solta um odor que é desagradável para o mosquito e o repele, além do mais, ela atrai predadores do mosquito Aedes, como exemplo, as libélulas”, explica, acrescentando que a citronela não é tóxica e deixa um cheiro que agrada os humanos e é insuportável para os insetos.

Para o vereador, essa é uma ação complementar que não exclui as outras ações. “Precisamos da conscientização dos moradores quanto às medidas que eliminam o criadouro do mosquito transmissor da doença”, enfatiza.

A propositura será encaminhada ao vice-prefeito Gerson Bicego e à Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos.