Os vereadores Bruno Stellato (PDT), Claudio Oliveira (PR, Vergilio Dalsóquio (PPS), Fabio Gavasso (PPS), José Carlos (PR) e Hilton Polesello (PTB) participaram hoje pela manhã (30.08) da inauguração do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania da Comarca de Sorriso.

O evento reuniu autoridades do Poder Judiciária local e estadual, como o Desembargador Márcio Vidal, presidente em exercício do Tribunal de Justiça do Estado de Mato Grosso, a Desembargadora Clarice Claudino da Silva, presidente do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Soluções de Conflitos e o Desembargador Marcos Machado, membro do Tribunal de Justiça.  

Esse é o primeiro centro instalado no interior do Estado. O projeto do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos do Tribunal de Justiça de Mato Grosso é instalar ao todo 34 centros, sendo que o primeiro deles, do Juizado Volante Ambiental (Juvam), em Cuiabá, já está sendo implantado.

Em Sorriso, o centro começou a funcionar com a realização do mutirão de Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres (Dpvat), através de conciliadores voluntários treinados para auxiliarem na solução de conflitos. Além desse mutirão, serão realizados outros na área de saúde, fiscal, de previdência, direito do consumidor e regularização fundiária.

Com a instalação do Centro de Conciliação a expectativa do Judiciário é que questões sejam resolvidas ainda na fase pré-processual, para que o cidadão seja atendido o mais rápido possível. “Estamos unindo esforços para consolidar essa ação muito importante que é instalação do Centro Judiciário em Sorriso, pois é uma maneira de darmos respostas mais rápidas ao cidadão”, ressalta o juiz Jorge Iafelice dos Santos, coordenador do Centro Judiciário da Comarca de Sorriso. 

Conforme o coordenador do Núcleo, a proposta é que após cada audiência realizada nos Juizados Especiais os processos sejam encaminhados para a conciliação, para que a demanda judicial seja resolvida o mais rápido possível.