Na noite de 06 de março, o legislativo municipal promoveu  Sessão Solene em comemoração ao dia Internacional da Mulher. Várias mulheres foram homenageadas com o “Certificado Mulher Sorrisense” e “Moções de Aplausos”.
Com a Casa de leis lotada, os vereadores agraciaram as homenageadas,  que além das honrarias concedidas também fizeram discursos emocionados e entrega de flores, nas categorias “empresarial, assistencial, cultural, funcionária pública, função pública e educacional.

O prefeito da cidade de Sorriso, Ari Genésio Lafin, prestigiou o evento e elogiou todas as mulheres pelo esforço e a representatividade crescente da mulher na sociedade.
Também foram entregues “Moções de Aplausos” para mulheres que se destacaram na sociedade durante o ano de 2016, com trabalhos sociais e assistenciais.
As mulheres agraciadas com o “Certificado Mulher Sorrisense” foram: Daiane da Rocha Ribeiro; Iolanda Cavallini Signori; Clecei Maria dos Santos Casarin; Gerusa Pasini Rader; Úrsula Pfheiffer; Maria Cleonice Freitas Souza; Jussara Aparecida Hass Sviech; Rejane Nicoletti Reis; Professora Nilva Fronza e  Marisa Baggio Pergher.
Moções de Aplausos foram entregues para as mulheres que idealizaram o “Projeto Ginástico na Praça”, que hoje conta com cerca de 1800 mulheres participantes e acontece nos finais de tardes na Praça das Fontes em Sorriso. São elas: Telma Assis Lemos; Leandra Zanetti; Milka Juliana de Paula; Camila Molon Lange e Carmem Terezinha Welter.
Também foram entregues Moções de Aplausos para as mulheres que durante o ano de 2016, contribuíram com trabalhos sociais na comunidade sorrisense: Nelma Riedi; Isoldi; Maria Elisa Galvan; Maria Regina Soares e Diva Dalmoro Zanol.
Presidida pelas vereadoras Professora Marisa e Professora Silvana, a sessão foi finalizada com muita “graça e glamour”. Todos os participantes puderam levar uma lembrança do evento, uma foto personalizada.
A “Semana da Mulher” continua com vários eventos; hoje (07) acontece na região leste da cidade o atendimento na “Sala do Cidadão”. Os vereadores darão expediente toda a amanhã e várias homenagens serão oferecidas para todas as mulheres que visitarem o local. Também serão oferecidas oficinas de atendimentos: da beleza, artesanato, saúde, cultura dentre outras.
Já as 17h45, todos poderão participar da dança “Zumba”, e assistir no telão um filme, com a entrega de pipocas.
No dia 08, a programação segue a partir das 07h,  com várias atividades e as 14h será ministrada uma palestra “Empoderamento da Mulher”, no Centro de Eventos em Sorriso.
Já no Distrito de Boa Esperança do Norte, acontece uma “Sessão Solene”, onde também várias mulheres serão homenageadas com o “Certificado de Mulher Sorrisense”.
No dia 09, será feito uma “Caravana da Mulher”, com profissionais de várias áreas, fazendo atendimentos de saúde, artesanato, cultural, beleza dentre outros, e as 17h45 todos poderão participar da dança “Zumba” e logo após será projetado uma filme em telão com a entrega de pipocas.
Todos os anos, a Câmara Municipal de Vereadores, promove várias atividades alusivas ao Dia Internacional da Mulher – “A Semana da Mulher” já é referencia da Casa de Leis, e este ano, contou com o apoio e participação direta da OAB, da ABO, Senac e da Prefeitura Municipal de Sorriso, e também de toda a sociedade em geral.

ENTENDA O MOTIVO DA COMEMORAÇÃO DO DIA INTERNACIONAL DA MULHER  EM TODO O MUNDO.
O DIA INTERNACIONAL DA MULHER é comemorado em todo o mundo no dia 08 de março. É o resultado de uma série de fatos, lutas e reivindicações das mulheres por melhores condições de trabalho e direitos sociais e políticos, que tiveram início na segunda metade do século XIX e se estenderam até as primeiras décadas do XX. No mês de março de 1911, cerca de 145 trabalhadores (maioria mulheres) morreram queimados num incêndio numa fábrica de tecidos em Nova Iorque. As mortes ocorreram em função das precárias condições de segurança no local. Como reação, o fato trágico provocou várias mudanças nas leis trabalhistas e de segurança de trabalho, gerando melhores condições para os trabalhadores. Ao ser criada esta data, não se pretendia apenas comemorar. Na maioria dos países, realizam-se conferências, debates e reuniões cujo objetivo é discutir o papel da mulher na sociedade atual. O esforço é para tentar diminuir e, quem sabe um dia terminar, com o preconceito e a desvalorização da mulher. Mesmo com todos os avanços, elas ainda sofrem, em muitos locais, com salários baixos, violência masculina, jornada excessiva de trabalho e desvantagens na carreira profissional. Muito foi conquistado, mas muito ainda há para ser modificada esta história.