Para comemorar o Dia Internacional da Mulher, 11 mulheres que se destacam em suas atividades foram agraciadas com o prêmio Mulher Sorrisense, uma das honrarias concedidas pela Câmara de Sorriso.
A sessão especial, realizada na noite de ontem (7), no Plenário Aureliano Pereira da Silva, foi conduzida pela vereadora Marilda Savi (PSD).
Também compuseram a Mesa Diretora as vereadoras Jane Delalibera (PR) e Sônia Lisboa (PMDB) que assumiu a vaga do vereador Marlon Zanella.
Conheça um pouco da história de cada uma das homenageadas:
REJANE JOANA POTRICH – INTERVENTORA NO HOSPITAL REGIONAL
Morando em Sorriso há 30 anos, é pedagoga e já foi membro do Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente, do Lions Club e conselheira tutelar.
Também atuou na coordenadoria administrativa do Fórum de Sorriso, na direção do Hospital Regional por 10 anos, e na Secretaria Municipal de Saúde.
Atualmente, trabalha como interventora no Hospital Regional, cargo que também ocupou em Sinop.
CLEANNE LIMA DO NASCIMENTO – POLICIAL MILITAR
Em 2009, prestou concurso para Polícia Militar do estado de Mato Grosso e realizou seu curso de formação em 2011, na cidade de Alta Floresta.
Em Sorriso há cinco anos, a soldado faz parte da equipe do Proerd, atuando nas escolas.
Cleanne é formada em pedagogia.
MÁRCIA DOS REIS MORAES – ARTESÃ
Morando em Sorriso há 20 anos, já atuou com crianças nos projetos Guri e Piá durante o dia e, à noite, ministrou cursos às mães.
Márcia também foi voluntária no Centro de Ressocialização ministrando curso de artesanato para 22 detentos e decorando o local com garrafas pet. Também trabalhou no Caps e no Centro de Referência da Mulher.
Apaixonada por sua arte, Márcia promove cursos nos bairros e, ao lado das demais artesãs, organizadas em associação, sempre batalhou para que tivessem seu próprio espaço: a Associação Cantinho da Arte.
ELCI FAVERO – AÇÃO SOCIAL
Em Sorriso desde 1980, Eti, como é conhecida, é técnica em contabilidade e tem uma linda história de engajamento com a sociedade em trabalhos voluntários. Com o auxílio de Ignácio Schevinski realizou a 1ª festa de São Pedro que se tornou tradição. Ainda na Igreja Católica, foi coordenadora da catequese por vários anos.
Eti participou da fundação do Centro Espírita Caminho da Luz. Há 12 anos, é coordenadora da “Casa da Sopa”, no bairro União, atendendo quase 100 famílias todos os sábados.
Também faz um trabalho voluntário muito especial que é visitar idosos e doentes em suas casas, levando uma palavra de amor, um abraço fraterno e muita paz.
Atualmente é coordenadora da Secretaria de Ação Social de Sorriso
DOSOLINA BORTOLOTO BARBIERI – VOLUNTÁRIA CRISTÃ
Tem 79 anos e mora em Sorriso há mais de três décadas. Ministra da Eucaristia, há mais de 15 anos faz visita aos doentes levando a comunhão nas casas e hospitais. Também reza o terço na capela do Hospital Nossa Senhora de Fátima e participa de velórios para consolar as famílias dos entes queridos.
Em 2006, foi a única idosa a se formar em teologia.
Durante duas décadas, dona Dosolina foi coordenadora da capelinha da rua de sua casa. Foi ainda coordenadora do Apostolado da Oração e da adoração ao Santíssimo nos encontros promovidos pela paróquia São Pedro Apóstolo.
Atualmente, dona Dosolina divide seu tempo entre fazer artesanato e os compromissos na igreja.
MARIA NEUSA GOMES DA SILVA MAIA – VOLUNTÁRIA CRISTÃ
Morando em Sorriso desde 1988, irmã Neusa, como é conhecida, é evangélica e tem servido a Deus com um trabalho voluntário dentro e fora da igreja, com orientações e aconselhamento espirituais.
Na área de assistência social tem ajudado muito as pessoas menos favorecidas. Também realiza visitas nos hospitais de Sorriso levando uma palavra de consolo e conforto aos enfermos e familiares.
Irmã Neusa também foi escolhida para liderar a União de Senhoras das Assembleias de Deus de Sorriso e região, grupo que tem se destacado por encaminhar muitas pessoas que já se encontravam afastadas da sociedade e sem esperança para o convívio social por meio da palavra de Deus.
NELCI MONTEIRO – EX-CATADORA DE RECICLAGEM
Dona Nelci tem 84 anos e é viúva de José Alves há quase quatro décadas. Teve 13 filhos, desses, cinco são falecidos.
Vivendo em Sorriso desde 1992, trabalhou como gari e catadora de reciclagem para sustentar os filhos. No ano passado, doou seu carrinho de coleta para uma vizinha.
Sempre pensando no próximo, dona Nelci faz parte da Pastoral da Criança da Paróquia Santa Luzia. A pesagem das crianças é feita, inclusive, na casa dela, no bairro Nova Aliança.
CLESSIR MARIA FACHIN – INSTRUTORA DO SENAR-MT
Morando em Sorriso há mais de 30 anos, já atuou como professora na Apae e na rede municipal de educação.
Geógrafa, é mestre em gestão e auditoria ambiental.
Em 2005, em função de sua qualificação na área ambiental e dos trabalhos e projetos realizados no meio escolar, Clessir foi convidada a trabalhar no Senar – MT, onde passou a ministrar cursos, palestras e treinamentos à comunidade rural de todo o estado.
Em 11 anos de atuação, já treinou e capacitou cerca de 5 mil pessoas, em mais de 50 cidades de Mato Grosso.
CLAUDIA PEREIRA BRAGA NEGRÃO – ADVOGADA
Em 1993, formou-se em Direito, mas sua vida profissional começou bem antes, no ano de 1983, no Fórum de Porecatu (PR), quando tinha apenas 14 anos de idade. Aos 17 anos, foi emancipada para assumir a função de escrivã do cartório daquela comarca.
Trabalhou por dois anos como oficial de justiça, também na comarca de Porecatu.
Com o falecimento de seu tio Valter Leite Pereira, em 2002, assumiu, junto com seus irmãos advogados, o escritório da família, em Sorriso.
Como voluntária atuou na entidade Mãezinha do Céu desde que chegou em Sorriso, onde exerce a função de vice-presidente.
Em janeiro de 2016, assumiu a presidência da OAB de Sorriso para o triênio 2016/2018.
MARIA ARACY BIRCK SAUSEN – EMPRESÁRIA
Veio para Sorriso em 1988, quando a família montou uma loja de materiais para construção.
Há mais de 25 anos no mercado, hoje a empresa tem cerca de 40 funcionários.
Apesar da idade, dona Maria continua trabalhando na loja e é conhecida pelos colaboradores como a Vó.
GERSEI HELENICE CASTIGLIONI KLAUSS – PROFESSORA
Em 1988, a família se mudou para o distrito de Boa Esperança, em Sorriso.
No magistério há mais de 40 anos, foi a primeira professora a atuar no distrito, onde continua até hoje. Também foi diretora da Escola Municipal Boa Esperança entre os anos 1997 e 2000.
É pedagoga e especializada em psicopedagogia.
Além da vida escolar, a professora participa ativamente da vida da comunidade de boa esperança. Foi membro da diretoria da Igreja Católica, Clube dos Veteranos e CTG.