Na manhã desta quinta-feira (13), o presidente da Câmara Municipal Fábio Gavasso (PSB), participou da solenidade de entrega da unidade móvel Castra Móvel, para á Associação de Protetores de Animais Focinhos Carentes de Sorriso.

A Associação de Protetores de Animais Focinhos Carentes de Sorriso, foi fundada em 20 de agosto de 2016, e foi declarada de utilidade Pública no dia 06 de março de 2017, através do Projeto De Lei 2.694 de autoria do vereador Fábio Gavasso. O objetivo da Associação é acolher os animais de rua quando há um lar temporário e realizar castrações e tratamentos de saúde.

A unidade móvel de tipo trailer foi doado para Associação Focinhos Carentes e será equipado com: Centro cirúrgico, Autoclave, Aparelho de anestesia inalatória, Balão de oxigênio medicinal, Campos operatórios e cirúrgicos e além do profissional veterinário que atenderá duas semanas no mês nos residenciais do município.

Há cinco anos, o presidente Fábio Gavasso, abraçou as idéias da associação e não mediu esforços para ajudar, ele foi responsável pela conquista do Castra Móvel, Gavasso falou da importância “Fico feliz em saber que está aqui o resultado do nosso trabalho, que através da Focinhos Carentes ouve a solicitação e não pensei duas vezes em ajudar, vejo que há muitos animais espalhados nas ruas de Sorriso, sem um amparo e cuidado, e preciso tomar ações para ajudar. Quero dizer, o que precisar de nós meu gabinete sempre estará a disposição para contribuir com o nosso município” finaliza Gavasso.

Gavasso já encaminhou outros projetos e leis de proteção aos animais, a exemplo da Lei Ordinária nº 2.474 que proíbe prática de maus-tratos contra aos animais, onde o infrator poderá ser multado até R$: 200.000,00.
Tendo em vista o alto índice de animais nas ruas do município, Fábio também foi autor do projeto que criou o Abrigo Municipal para Cães e Gatos que está em funcionamento.

A presidente da associação Ana Paula Viganó, disse que neste primeiro momento diversas ações começam a ser realizadas, “Neste primeiro momento queremos realizar as castrações dos animais que existem no canil municipal, nosso trabalho funcionará da seguinte forma: na quinta e sexta-feira vamos realizar a triagem e os exames em cada animal, na segunda, terça e quarta-feira serão realizados os procedimentos cirúrgicos. Queremos agradecer ao presidente Fábio Gavasso que abraçou a idéia e fez com que esse sonho se tornasse realidade,” finaliza Ana Paula.

O Castra Móvel já existe em outras cidades do país. O serviço é voltado para cães e gatos de rua ou que pertencem a família de baixo poder aquisitivo. Ele é dotado de centro cirúrgico e criado para percorrer várias localidades disponibilizando o serviço de castração.

O Projeto do Castra Móvel em Sorriso, já foi solicitado por outras Câmaras de municípios do estado, e é referência para o Brasil .