Foi aprovado durante a 26ª sessão ordinária o Projeto de Lei 47/2020 que institui o “Dia da Conscientização da Fibromialgia”, no âmbito do Município de Sorriso, a ser comemorado anualmente no dia 12 de maio.

O Dia da Conscientização da Fibromialgia será incluído no calendário oficial de eventos do município de Sorriso.

O Dia da Fibromialgia tem por objetivo, sensibilizar, esclarecer e conscientizar educadores, famílias e a população acerca desta doença e suas consequências.

A Fibromialgia é uma doença crônica sem inflamação, que gera muitas dores no corpo, fadiga e alterações no sono. Sua causa ainda é desconhecida, é uma doença recém-descoberta, mas está relacionada à diminuição da concentração de serotonina, levando que o cérebro dos pacientes com esta doença perca a capacidade de regular a dor.

Quando acometido dessa doença, o paciente sente "dores no corpo inteiro", além de apresentar a fadiga e distúrbios do sono. Mesmo dormindo um número de horas muitas vezes considerado “normal”, o paciente queixa-se de acordar cansado e com muitas dores, como “se tivesse levado uma surra” ("sono não reparador”).

Calcula-se que a doença atinja 3% das mulheres e 0,5% dos homens adultos no Brasil, o que daria mais de 4 milhões de pacientes, sendo uma doença predominantemente feminina, visto que a proporção é de 10 mulheres para um homem e manifesta-se em qualquer idade.

Pela sua magnitude, transcendência e por representar uma importante causa de perda de capacidade laboral, a Fibromialgia merece ter um dia e um período do ano dedicado à divulgação e esclarecimento da população e dos profissionais com vistas a que não seja sub diagnosticada e não devidamente tratada.

Esta iniciativa propõe que o dia 12 de maio seja dedicado a conscientização e divulgação de informações sobre esta doença.