Os vereadores Claudio Oliveira- PR, Bruno Delgado - PMB, Fábio Gavasso - PSB, Maurício Gomes - PSB, Professora Marisa – PTB e Professora Silvana –PTB, apresentaram na 24ª sessão ordinária realizada no dia (06.08)  cinco requerimentos destinados às secretarias municipais de Administração e de Obras e Serviços Públicos solicitando informações referentes a funcionários e a gestão da frota dos caminhões da coleta de resíduos do município que foi aprovado por unanimidade.

O requerimento n° 193/2018 solicita o valor de combustível gasto por caminhão de lixo (em litros e em dinheiro), no período de Janeiro a Junho de 2018.

Já o requerimento nº 196/2018 pede informações sobre manutenção da frota de caminhões de lixo como, tipos de peças que foi solicitada; relação de valores das peças e locais onde a compra foi efetivada.

O requerimento nº 197/2018 requer informações de todos os processos de terceirização, já realizados ou a realizar pela Prefeitura Municipal de Sorriso como, por exemplo, veículos, maquinários, serviços, valores contratados, prazos de execução, validade entre outros.

Também foi aprovado o requerimento nº 198/2018,que pede informações relativo aos motoristas dos caminhões de lixo devendo conter nome, especificando se efetivo ou contratado bem como a identificação do caminhão em que trabalha, o horário de trabalho, a rota em que executa o seu trabalho normalmente, os vencimentos e a cópia dos diários de bordo dos caminhões de lixo referente aos meses de janeiro a julho de 2018.

O requerimento nº 199/2018 solicita informações sobre qual será o planejamento adotado pela administração municipal para lotação dos servidores efetivos que atuam como motoristas nos caminhões de lixo se ocorrer a terceirização deste serviço, como está sendo proposto pelo Poder Executivo.

Dentre as justificativa apresentada nas proposituras  destaca-se que  à transparência pública é um dos objetivos essenciais da moderna Administração Pública, permite o acompanhamento das ações e das despesas dos governos por parte dos cidadãos.