Na manhã de hoje (19), a Escola Municipal Rui Barbosa mobilizou a comunidade escolar - pais, alunos, professores e coordenação - num dia dedicado ao combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya.

Com a presença de autoridades e convidados, a unidade escolar promoveu palestras sobre o assunto. Os alunos também fizeram apresentações musicas chamando a atenção dos adultos para a importância de se manter os quintais limpos.

A ação, que integra o Pacto da Educação Brasileira contra o Zika, é fruto do encontro realizado pelo MEC com representantes das 110 cidades brasileiras mais afetas pelo Aedes. Em todo o Brasil, por meio da campanha Zika Zero, serão realizadas mobilizações para conscientização e combate efetivo ao mosquito.

De acordo com a secretária de Educação e Cultura de Sorriso, Silvana Perin Faccio, todas as escolas do município desenvolverão atividades de combate ao mosquito.  “O objetivo é fazer com que nossos alunos sejam agentes multiplicadores do combate ao mosquito, ajudando os familiares a eliminar e evitar o surgimento de qualquer foco”, destacou.

O vereador Claudio Oliveira (PR), que representou a Câmara Municipal, destacou a importância de cada um nessa ‘guerra’ contra o mosquito. “Precisamos do engajamento de todos, pois não basta só o Poder Público agir. Todos nós somos responsáveis por nossos quintais livres do lixo que acumula água e serve de criadouro para o vetor”, frisou.

O parlamentar parabenizou a Secretaria Municipal de Educação pela iniciativa lembrando que os servidores do Legislativo também já estão envolvidos em ações de combate ao Aeds.

No evento, também estiveram presentes os vereadores Marilda Savi, Professor Gerson e Darci Gonçalves, o vice-prefeito Ederson Dal Molin, o diretor do IFMT de Sorriso, Carlos Câmara, e representantes das secretarias de Saúde e de Educação.