Setembro amarelo é o mês da prevenção ao suicídio.
Oriundo de questões relacionadas à saúde mental, o suicídio é resultado de um agravamento de doenças como depressão e ansiedade, que, se agravadas, podem levar a tentativas de suicídio.
Em todo mundo, cerca de 700 mil pessoas cometem suicídio por ano. Realizar uma campanha de prevenção para evitar que esses números subam é uma preocupação da sociedade. Por conta disso, o setembro amarelo se mostrou uma alternativa de acolhimento e prevenção.
Tramitou durante a 17ª sessão ordinária, realizada nesta manhã (29), a Indicação nº 500/2023, de autoria do presidente da Casa de Leis, Iago Mella (Podemos), que sugere a implantação de uma Farmácia Popular Municipal na Unidade Básica de Saúde - UBS Vereador João Carlos Zimmermann, no Bairro Mário Raiter.
Conforme o parlamentar, a implantação de uma farmácia popular na UBS do Mário Raiter atende a um grande anseio da população que reside no bairro, localizado a 12 km do centro da cidade e que conta com cerca de cinco mil pessoas que são atendidas na unidade de saúde.
“Os pacientes, muitos deles idosos, saem da unidade e precisam se deslocar ao centro da cidade para a retirada do medicamento gratuitamente na farmácia central para iniciar o tratamento médico. É necessário que tenhamos uma farmácia popular lá no bairro para atender às necessidades dos pacientes, que muitas vezes dependem de terceiros para se locomoverem”, frisa Iago.
A propositura será encaminhada à municipalidade.