Acompanhados da presidente da Câmara de Sorriso, Marilda Savi (PSD), os vereadores participaram nessa terça-feira (29.04), no distrito de Primavera, da inauguração da maior planta frigorífica de peixes nativos do Brasil, da empresa Delicious Fish.

O evento contou com a presença de empresários do agronegócio, de pesquisadores, dos ministros da Pesca e Aquicultura, Eduardo Lopes, e da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Neri Geller e autoridades como o governador Silval Barbosa, deputado estadual Mauro Savi e o prefeito Dilceu Rossato.

Com investimento de R$ 22 milhões, o frigorífico contará com 4.800 m2 de área coberta e terá capacidade para beneficiar 40 toneladas de peixes a cada turno de oito horas. No local, serão produzidos 28 produtos a partir de um único peixe como banda de peixe, filé, ventrecha, nuguets de peixe, costelinha, bolinho, hambúrguer, quibe, linguiça, entre outros.

Durante a solenidade, o diretor geral da Delicious Fish, João Pedro da Silva, falou dos investimentos feitos em melhoramento genético e em pesquisas nutricionais e na construção de novas indústrias com a finalidade de garantir o melhor preço para os produtores e escoamento da produção.

LEGISLAÇÃO - João Pedro também elogiou a Câmara de Sorriso pela aprovação da Lei Municipal nº 2.321, de 12 de março de 2014, que regulariza as atividades de piscicultura no Município.

A lei define, por exemplo, o que são aquicultura, piscicultura, piscicultor, produtor de alevinos, parque aquícola, espécies nativa e exótica e peixe híbrido. Também especifica quais são os produtos da piscicultura e abrange tópicos como meio ambiente, licenciamento, penalidades, incentivos e proteção à atividade.

“Essa lei que regulariza a situação de Sorriso também pode ser implantada em outros municípios. As atividades de piscicultura no Estado se encontram em expansão e precisam de um ordenamento específico para facilitar a vida de quem quer produzir”, frisou.

No ano passado, o Estado dispensou o licenciamento ambiental para projetos de piscicultura de pequeno porte.

Na oportunidade, Marilda Savi elogiou o empresário pelo investimento no Município. “Trata-se de um empreendimento muito importante para nossa região, pois além de incrementar a economia local e aumentar o número de empregos diretos e indiretos, também reforça o potencial de nossa cidade”, frisou.

O complexo produtivo da empresa Delicious Fish reúne fábrica de rações, laboratório de melhoramento genético de peixes nativos, como tambacu, pacu, pintado, piraputanga, e tambatinga. Atualmente são produzidos cerca de 15 milhões de alevinos, por ano, para uso próprio e para fornecer a criadores de todo o país.