Foi apresentada ontem (18), durante sessão ordinária, a indicação de nº 201/2015 do vereador Bruno Stellato (PDT), que solicita doação de um veículo para uso exclusivo do Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência (Proerd) no município de Sorriso/MT.

O parlamentar justificou que “o programa complementa a escola no seu projeto pedagógico, seguindo as diretrizes e bases da educação nacional de acordo com a legislação em vigor, conforme estabelece o artigo 2º da Lei de Diretrizes e Bases da Educação( LDB) – A educação é dever da família e do estado, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho”, conclui.

Bruno Stellato ressalta que “o veículo a ser doado irá auxiliar os policiais bem como os profissionais das escolas na prevenção contra o uso de drogas”, afirma o parlamentar.

O programa

O Programa Educacional de Resistência às Drogas consiste num esforço cooperativo estabelecido entre Policia Militar, a Escola e a Família, tendo por objetivo dotar jovens estudantes de informações e habilidades necessárias para viver de maneira saudável, sem drogas e violências.

O projeto permite que jovens estudantes enxerguem os policiais militares como servidores, transcendendo a atividade de policiamento tradicional e estabelecem um relacionamento fundamentado na confiança e humanização. O sucesso desse programa de prevenção perpassa pelo direcionamento de conteúdos devidamente preparados e direcionados a públicos específicos, numa aplicação continuada no ambiente escolar, utilizando aulas interativas focadas nos anos iniciais da infância até a fase adulta.

O Proerd atende todas as Escolas Municipais de Sorriso o seu 5º e 7º ano, sendo que até no ano de 2014 formou-se 16.421 (dezesseis mil quatrocentos e vinte um) alunos e com previsão para 2015 de formar 1449 (um mil quatrocentos e quarenta e nove) alunos, através de vários dados vemos a necessidade de um veiculo para o programa ter cada vez mais agilidade de funcionamento.