O líder de oposição na Câmara de Sorriso, vereador Dirceu Zanatta (PMDB), protolocou na Secretaria de Serviços Legislativos da Casa indicação pedindo à Prefeitura a doação de terreno para a construção de uma nova cadeia pública em Sorriso.
Segundo o parlamentar, a Secretaria Estadual de Justiça e Direitos Humanos já fez o pedido do terreno, por meio de doação, ao Executivo Municipal.
Conforme a matéria, a parceria é indicada pelo Ministério da Justiça quanto à formalização de novos contratos de repasse para a construção de unidades penitenciárias no Estado do Mato Grosso.
A área deverá ter, no mínimo, 300 m² e o prédio com capacidade para 156 vagas. “O governo estadual se mostrou parceiro na construção de toda a estrutura, porém, contando com o apoio da Prefeitura de Sorriso”, informa a propositura.
Na opinião do vereador, o crescimento da cidade e, consequentemente, da criminalidade, faz com que uma nova unidade prisional seja construída. “O atual Centro de Ressocialização está superlotado. Construído para abrigar 96 detentos, o local tem cerca de 240 reeducandos”, argumenta.
A precariedade das celas também chama a atenção de quem visita a carceragem da cadeia. Amontoados num cubículo fétido, quente e praticamente sem iluminação, muitos presos sequer tem colchão.