Uma parceria entre a Câmara de Sorriso, Secretaria Municipal de Saúde e Assembleia Legislativa, através do gabinete do deputado estadual Mauro Savi, está possibilitando a dezenas de pacientes do SUS realizarem cirurgias de catarata e pterígio.
Desde o mês passado, quando foi assinado convênio com a Clínica de Olhos de Várzea Grande, 46 pessoas já foram atendidas. Nesta quinta-feira (13.06), foram encaminhadas mais 23.
A iniciativa de se buscar a parceria para a retomada das cirurgias que o Estado havia suspendido partiu da presidente da Câmara de Sorriso, vereadora Marilda Savi (PSD).
Segundo ela, de março de 2010 a dezembro de 2012, a lista de espera pelos procedimentos continha 350 pessoas. Algumas, já morreram ou desistiram de aguardar pela rede pública. “Fizemos o possível para agilizar essas cirurgias que são seguras e rápidas e que permitem a recuperação imediata da visão da grande maioria dos pacientes”, frisou a parlamentar.
Conforme a assessora da Secretaria de Saúde, Alexsandra de Matos, o número de encaminhamentos depende do agendamento na clínica. “Quando surgem as vagas, a gente liga para os pacientes, formamos um grupo e o levamos a Várzea Grande”, explicou, adiantando que toda a demanda será atendida.
Além do transporte oferecido pela Secretaria Municipal de Saúde, os pacientes recebem alimentação e hospedagem na Casa de Apoio Tio Mauro. “Em todas as viagens, disponibilizamos um técnico de saúde para acompanhá-los”, acrescentou.
Para ter acesso aos procedimentos cirúrgicos, o interessado deve procurar o posto de saúde da sua região para, posteriormente, receber encaminhamento.
CUSTO – Na rede particular, a cirurgia de catarata custa em torno de R$ 5 mil por olho e a de pterígio, R$ 3 mil.