Começou nesta quarta-feira, 24, no auditório da Faculdade
Atenas, a 10.ª Conferência Municipal de Saúde, cujo tema é “Saúde, Democracia,
Soberania e SUS: cuidar do povo é cuidar do Brasil”.
A vereadora Prof.ª Silvana (MDB) representou a Câmara Municipal
na abertura da conferência que segue até às 17h com debate de quatro eixos. A
organização do evento é do Conselho Municipal de Saúde (CMS).
Para a parlamentar, trata-se de um fórum muito importante
para formulação de políticas públicas do SUS. “A conferência garante a
participação social ao reunir usuários, trabalhadores, gestores e prestadores
de serviço para avaliar a situação da saúde local e propor diretrizes que
impactam diretamente o planejamento do município”.
Os delegados que serão eleitos na conferência, bem como as
propostas levantadas no Município, serão defendidos na Conferência Estadual
inicialmente prevista para ser realizada em Cuiabá, entre 16 e 19 de março de
2027. A partir disso, as propostas levantadas no Estado serão levadas para a Conferência
Nacional que também será realizada em 2027.