O conselheiro sênior do departamento de pesquisas da Alic - Agriculture & Livestock Industries Corporation (Corporação Industrial da Agricultura e Pecuária do Japão), Makoto Kobayashi esteve em Sorriso nesta quinta-feira (13.06), em busca de informações sobre o potencial agrícola do município.

O representante da Alic, empresa pública que atua na pesquisa de mercado para a agropecuária japonesa, está a procura de novas opções de negócios para o país. A visita a Sorriso pode contribuir para uma relação comercial mais estreita entre Brasil e Japão.

O vereador Bruno Stellato (PDT) participou de uma reunião durante a tarde com o conselheiro, o vice-prefeito, Ederson Dal Molin, o secretário municipal de Indústria, Comércio e Turismo, Rafael Reis e com o representante da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Jânio Feitosa. Na ocasião, Kobayashi conheceu o quadro atual da produção sorrisense e as projeções que o município tem para os próximos anos.

Segundo ele, em janeiro deste ano o empresário Mitsutoshi Akimoto os convidou a conhecer Sorriso. “Ficamos impressionados com as perspectivas [na visita realizada em janeiro] e decidimos visitar neste momento em que se aproxima a fase da colheita. Já tínhamos a informação que a produção sorrisense era enorme, mas é muito importante para nós conferir isso in-loco”, comentou.

Logo após a reunião, o grupo visitou a Coavil - Cooperativa Agropecuária Terra Viva, que atua no escoamento e comercialização da produção local de grãos.