A grande demanda de pacientes que aguardam por consultas, exames e cirurgia foi discutida em reunião na manhã de hoje (04.05), na Câmara de Sorriso, entre parlamentares e o secretário municipal de Saúde, Luis Fabio Marchioro.

Encabeçada pela vereadora Jane Delalibera (PL), a audiência abordou o mutirão + Cirurgia 2021, realizado pela Prefeitura de Sorriso. Por meio dele, são contempladas cirurgias como ginecológicas, oftalmológicas, de otorrino, de vesícula, hérnia e rins. Estão previstos R$ 3 milhões na aquisição dos procedimentos.

Também estiveram presentes os vereadores Acacio Ambrosini (Patriota), Celso Kozak (PSDB) e Wanderley Paulo.

Na oportunidade, os vereadores tiraram dúvidas sobre os critérios adotados para atendimentos de urgência e prioritários, fila de espera e demandas como as de ortopedia que está com mais de 500 pacientes aguardando por cirurgia.

O secretário explicou que desde o início do ano foram realizadas mais de 300 cirurgias com a aplicação de quase R$ 500 mil e que os procedimentos estão sendo adquiridos por processos legais na iniciativa privada e obedecem à fila de espera da Central de Regulação da Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento de Sorriso. “Como as cirurgias são adquiridas da iniciativa privada, elas estão sendo realizadas de acordo com cronograma próprio de cada unidade hospitalar”, explicou.

A vereadora Jane aproveitou para questionar a falta de atendimento com médico urologista e sugeriu que o Município contrate serviços urológicos como consultas, exames e cirurgias. “São pacientes que necessitam dessa especialidade há mais de três anos. Situações como essa são inadmissíveis”, finalizou.