Na última quinta-feira (04.04), a presidente da Câmara de Sorriso, Marilda Savi (PSD) e os vereadores do PR, Jane Delalibera e Claudio Oliveira participaram de uma reunião no gabinete do primeiro-secretário da Assembleia Legislativa, deputado estadual Mauro Savi para debater ações para o combate à criminalidade e à violência no município de Sorriso.
Autoridades da área de Segurança do Estado, como o secretário Alexandre Bustamante e o Comandante Geral da PM, Adriano Denardi participaram do debate, além do deputado estadual José Domingos e dos promotores de Justiça, Anne Karine Wiegert e Rodrigo Fonseca da Costa.
O que preocupa as autoridades são os altos índices de ocorrências registradas em Sorriso cometidas por menores infratores, o que, na opinião do deputado, torna o combate ao crime ainda mais difícil devido à impunidade provocada pela legislação que protege o menor.
O maior problema apontado foi a falta de um local para reclusão dos menores infratores. Como resultado da reunião, um local será destinado, em Sorriso, para abrigar por 45 dias os menores infratores apreendidos no município. “É uma pena branda, mas pelo menos já seguramos esses menores em reclusão por alguns dias. Na segunda ocorrência a reclusão já será no Pomeri em Cuiabá ou em outra unidade que tenha condições de segurá-los”, explicou Savi.
Outro encaminhamento feito na reunião foi a implantação em Sorriso do projeto Jornada Extra, através de um convênio com a prefeitura, que garantirá um incremento no efetivo da Polícia Militar nas ruas do município no combate ao crime. “Vai funcionar como se fosse uma segunda gestão da Polícia Militar”, argumentou Savi.
Segundo a presidente Marilda Savi, a Câmara colocará em votação única, nesta semana, o projeto de lei autorizando o convênio entre a prefeitura e a Polícia Militar (PM). “Através da implantação deste projeto aumentaremos a sensação de segurança dos munícipes”, disse Marilda.
EDUCAÇÃO – Muitos encaminhamentos foram dados também, durante a viagem à capital do Estado, na área da educação. Com o Reitor do IFMT, José Bispo Barbosa, os parlamentares reforçaram o pedido para implantação de curso técnico agrícola em Sorriso e falaram sobre o andamento das obras do campus da instituição.
Se reuniram também com o secretário Estadual de Educação, Ságuas Moraes, que se comprometeu a implantar três novas escolas em Sorriso, para atender aos bairros Rota do Sol, Caiabí e uma nova escola Arão.
Os vereadores estiveram ainda com a diretora do setor de Identificação Técnica da Politec, Telma de Azevedo Moraes, onde conseguiram a vinda de 392 carteiras de identidade que estavam pendentes desde dezembro de 2012. Os RGs já estão sendo entregues no Ganha Tempo de Sorriso.