O vereador Damiani na TV comemorou com a notícia da definição do local onde será construído o Centro de Tratamento Renal de Sorriso para Hemodiálise. O projeto arquitetônico já está pronto e a obra deverá ter início no ano que vem.

O centro será construído entre os bairros Jardim Tropical e América, próximo da delegacia da mulher e o investimento será de mais de 1 milhão de reais de investimento.

Esta luta do vereador Damiani na TV perdura desde 2017 quando o parlamentar buscou a viabilização do centro junto ao ministro da saúde e os deputados do estado de Mato grosso como foi o caso da deputada Janaína Riva que apresentou em 2018 a indicação nº94/2018 na Assembleia Legislativa solicitando a criação do centro em Sorriso.

A hemodiálise é um procedimento através do qual uma máquina limpa e filtra o sangue, realizando o trabalho que o rim doente não pode fazer, onde o procedimento libera o corpo dos resíduos prejudiciais à saúde, como o excesso de sal e de líquidos, controla a pressão arterial e ajuda o corpo a manter o equilíbrio de substâncias como sódio, potássio, uréia e creatinina.

O Município de Sorriso é desprovido de Unidade Ambulatorial de Hemodiálise e os pacientes renais, que necessitam de terapia renal substitutiva, obrigam-se a se locomoverem 200km a cada dia de diálise, ao menos 3 vezes por semana até o Município de Sinop.

Por mês, cada paciente necessita locomover-se cerca de 3.000 km (três mil quilômetros).

Assim, a implantação da Unidade Ambulatorial no município, trará mais dignidade aos pacientes que necessitam da terapia renal substitutiva.