O Requerimento 206/17, de autoria do vereador Damiani na TV (PSC), que defende a construção de piscina aquecida no Centro de Reabilitação Renascer, foi aprovado por unanimidade pelo Plenário.

A propositura solicita ao deputado federal Victório Galli destinação de emenda parlamentar para a obra.

Atualmente, para ofertar hidroterapia ortopédica e hidroterapia neurológica, a unidade encaminha os pacientes para uma clínica particular onde os serviços – piscina e fisioterapeuta – são terceirizados. Já a hidroginástica é realizada no Centro de Convivência de Idosos.

Conforme a coordenadora do Centro Renascer, Cristiane Gheno, a demanda semanal de pacientes é muito grande. “Se somarmos os nossos pacientes e as crianças obesas que são atendidas na piscina da Facem contabilizamos cerca de 200 pacientes”, acrescentou.

Segundo ela, os pacientes são encaminhados para o Centro de Reabilitação Renascer pelo médico do Programa Saúde da Família ou por especialista.

Para a coordenadora, a construção de uma piscina coberta, aquecida e adaptada poderia ser utilizada por todos esses pacientes e pelo serviço público em geral. “De forma organizada, a piscina funcionaria de 6h às 22h e atenderia todas as demandas”, sugeriu.

“Apresentamos esse requerimento porque sentimos essa necessidade. O Renascer desenvolve ações de reabilitação aos usuários de forma integral, promovendo reinserção e qualidade de vida ao paciente através de um trabalho multidisciplinar”, defendeu o vereador.

RENASCER – A unidade oferece os serviços de fisioterapia, hidroterapia, ortopedia, psicologia, enfermagem, fonoaudiologia, oftalmologia, serviço social, atendimento domiciliar, concessão de cadeira de rodas, transporte para deficientes, aparelhos auditivos, próteses e órteses. 

 

Fonte: Ângela Gimenez