O vereador Bruno Stellato (PDT) apresentou indicação pedindo ao Poder Executivo a implantação de um Restaurante Popular em Sorriso.
Segundo ele, Sorriso conta com um grande número de famílias vivendo em bairros mais carentes que não possuem condições de ter uma alimentação adequada pela sua condição de baixa renda. “Com a implantação do restaurante, o município estará garantindo um direito constitucional mínimo ao cidadão sorrisense que é a alimentação a um baixo custo”, defendeu.
De acordo com Stellato, o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) apoia a implantação e a modernização de restaurantes populares por meio de editais públicos que viabilizam projetos de construção e modernização das instalações prediais e a aquisição de novos utensílios e de equipamentos e materiais permanentes.
Após a implantação das unidades, os governos municipais, estaduais ou distrital devem estruturar equipe técnica específica para o planejamento e acompanhamento das ações desenvolvidas no Equipamento e assumirem a responsabilidade pela gestão e manutenção dos serviços, podendo, para isso, firmar parcerias com organizações comunitárias e entidades sociais ligadas a programas de geração de trabalho e renda.
Na opinião do vereador, o projeto será um marco social fundamental, como já existe em outras cidades. “Esse tipo de empreendimento proporciona bem-estar e qualidade de vida à população, beneficiando trabalhadores formais e informais de baixa renda, desempregados, estudantes, aposentados e famílias em situação de risco de insegurança alimentar e nutricional”, finalizou.
NA CAPITAL – O Restaurante Popular de Cuiabá serve em torno de 1.500 refeições diárias ao precço de R$ 2. O atendimento e de segunda a sexta, das 11h às 14 h. O cardápio é balanceado com suco e sobremesa.