O vereador Rodrigo Machado (PSDB) indicou, na última Sessão Ordinária (5), que o Executivo Municipal faça uma campanha permanente, nas escolas de Sorriso, de conscientização e combate aos crimes de abuso infantil. A propositura sugere que sejam feitos eventos, palestras, publicação de cartilhas, publicidades, cursos educativos, entre outras ações.

De janeiro a abril deste ano, foram registradas 320 ocorrências de naturezas criminais relacionadas ao abuso sexual de crianças de zero a 12 anos de idade em Mato Grosso. “Se o número de casos já causa preocupação, o que mais chama a atenção é o fato de que a maioria deles foram praticados dentro de casa, totalizando 72% das ocorrências”, ressalta o parlamentar.

Os números são da Superintendência do Observatório de Segurança Pública, vinculada à Adjunta de Inteligência da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT), e demonstram ainda que outros locais de grande ocorrência são as vias públicas, a internet, propriedades rurais e comércio, além de escolas e clubes sociais.

A Indicação n° 683/21 foi lida e encaminhada ao prefeito Ari Lafin, com cópia à Secretaria Municipal de Assistência Social, ao Conselho Tutelar e à Vara da Infância.