Em uma reunião de trabalho realizada na tarde de ontem (05.02), no Hotel Odara, a presidente da Câmara de Sorriso, Marilda Savi (PSD) e os vereadores Polesello (PTB), Claudio Oliveira (PR), Fabio Gavasso (PPS), Vergílio Dalsóquio (PPS), Prof. Gerson (PMDB), Jane Delalibera (PR) e Dirceu Zanatta puderam conhecer o projeto executivo para a realização da obra de irrigação no Assentamento Jonas Pinheiro (Poranga).

O projeto foi apresentado aos novos gestores (vereadores, prefeito e vice-prefeito) por uma equipe da Secretaria Nacional de Irrigação, vinculada ao Ministério da Integração Nacional.

Estiveram presentes o Secretário Nacional de Irrigação, Guilherme Augusto Orair, o Diretor do Departamento de Irrigação Pública, Pedro Mousinho Carvalho Silva, o Coordenador de Sustentabilidade do Projeto de Irrigação, Roque Marinato e o Analista de Projetos, Antônio Leite.

Incluída no programa Mais Irrigação, integrante do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2), a obra de irrigação do Jonas Pinheiro está orçada em R$ 80 milhões. O convênio para a execução das obras já foi firmado, no valor de quase R$ 73 milhões, sendo que deste montante cabe ao município uma contrapartida.

Conforme o Secretário Nacional de Irrigação, o próximo passo será a abertura do processo licitatório. A expectativa é de que até o mês de julho a licitação seja concluída, para que então a empresa ganhadora possa estar apta a iniciar as obras.

A previsão da equipe técnica é que a obra, que consiste na irrigação de 1.512 hectares, seja executada em 18 meses.

Segundo o técnico agrícola da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Marcelo Soares de Oliveira, 216 famílias do assentamento serão diretamente beneficiadas com o projeto, com a irrigação de 7 (sete) hectares em cada propriedade. Cada agricultor, com as mudanças propostas, poderá adaptar o sistema de irrigação à sua necessidade, seja para a produção de hortaliças, frutas ou pastagem.

Uma comissão foi criada para acompanhar desde o início da confecção do projeto até sua implantação. Os vereadores Polesello e Fabio Gavasso fazem parte desta comissão, representando o Poder Legislativo. “É importante a participação do Legislativo em todo esse processo, para que todos os vereadores saibam o que está sendo executado, onde e como estão sendo investidos os recursos”, disse Polesello.

VISITA IN LOCO – Hoje pela manhã (06), os vereadores Prof. Gerson e Irmão Fontenele acompanharam, juntamente com o vice-prefeito, Éderson Dalmolin – Xuxu, os integrantes do Ministério em uma visita ao assentamento.

A comitiva esteve no local onde será implantado o projeto de irrigação e também conversaram com assentados.