Os vereadores Dirceu Zanatta (PMDB), Profº Gerson (PMDB) e Irmão Fontenele (DEM) participaram da Audiência Pública realizada na noite da última sexta-feira (14.06), no auditório da UNIC, que discutiu a necessidade urgente de implantação do serviço de neurocirurgia, reestruturação do Pronto Atendimento e da maternidade do Hospital Regional de Sorriso.

A audiência foi requerida pelo deputado José Domingos Fraga Filho (PSD) e contou com a presença dos deputados estaduais Márcio Pandolfi (PDT), Antonio Azambuja (PP) e Guilherme Maluf (PSDB), o presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde Teles Pires, Nilso Vigolo, o promotor de Justiça, Dr. Rodrigo Fonseca Costa, o secretário adjunto de Saúde do Estado, Ednilson de Oliveira, profissionais da saúde, acadêmicos e a sociedade civil organizada.

Durante a audiência foram discutidas ações como investimentos e implementações de trabalhos para melhorias no Hospital Regional. “A falta de profissional neurocirurgião e o reduzido número de leitos, obriga o encaminhamento dos pacientes para a Capital, expondo os mesmos ao risco de morte durante o trajeto ou de sofrerem graves implicações em decorrência da demora do atendimento”, argumentou o deputado.

Outra questão debatida foi a precariedade da estrutura da maternidade e da UTI Neonatal do Hospital, insuficiente para atender com qualidade as mães e seus filhos, sendo fundamental a aquisição de equipamentos e sua ampliação.